Clicky

Mais um tutorial de modelagem facial com Blender 3D

Ainda não havia comentado aqui, mas já tenho em mãos um exemplar do livro Modelando personagens com o Blender 3D, que me foi gentilmente enviado pelo Reinicke. Estou lendo ele com calma e fazendo anotações e comentários para publicar uma análise detalhada do livro. Mas já posso adiantar que estou gostando muito do conteúdo, as anotações e observações são todas positivas! Enquanto a análise não fica pronta, que tal assistir a um exemplo de modelagem, que inclusive é abordado no livro? O pessoal do MontageStudio sempre está produzindo tutoriais sobre o Blender 3D, mais especificamente relacionados a modelagem de personagens.

No último sábado eles publicaram mais um desses tutoriais, abordando a modelagem de uma face, com o uso da técnica relacionada à edge modeling, diferente do que costumamos usar com Box modeling, em que uma forma primitiva como cubos ou esferas são deformadas, até elaborar o modelo completo.

O tutorial usa basicamente o Extrude e o Face Loop Cut de arestas para deformar um cubo, até que ele fique com o formado de uma face. Bem, assista ao tutorial:

Esse tipo de técnica é mais trabalhosa, em comparação com o Box Modeling, mas por outro lado permite o controle quase que total da topologia do modelo pelo artista, possibilitando a modelagem de formas mais complexas e detalhadas. Isso fica bem evidente no resultado final do tutorial. Claro que o artista responsável pela modelagem deve ter demorado certo tempo para aprimorar a técnica, além de praticar antes de gravar o vídeo. No artigo original do tutorial, ele não deixa claro quanto tempo ele levou para elaborar o modelo completo, mas acredito que seja algo em torno de uma hora, pelo tempo do vídeo.

O tutorial pode ser usado como referência para novas modelagens, mas para aprender com os detalhes adicionados pelo autor, o melhor mesmo é acompanhar outro material com mais calma. Mas mesmo assim, observe bem as extrusões e cortes que são feitos no modelo 3d, para poder reproduzir a técnica em outras ferramentas, seja o Blender 3D, 3ds Max ou outra qualquer. Essa é a vantagem da modelagem 3d, mesmo que você assista um tutorial produzido em ferramentas específicas, a técnica de construção dos modelos 3d é a mesma para todos.

2017-04-11T10:58:05+00:00 By |Blender 3D, Modelagem 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Elton Binda 11/04/2008 em 8:37 am

    E ai alan beleza?
    cara seu blog e muito doido ta no meu rss e todo dia de manha primera coisa que faço olha que que tem de novo!!!
    cara eu e dois amigos vamos faze o projeto final de faculdade somos estudantes de design grafico e nosso projeto gira em torno do 3d,um dos objetivos e modelar um humano voce teria algo que poderia nos ajudas tutoriais de modelagem de faze,texturizaçao,ow mesmo livro,eu tenho esse livro seu desenvolvendo personagem 3d muito bacana mais c vc tiver algo mais e pudesse nos ajudar ficaria muito grato!!
    mais uma vez parabens pelo seu trabalho!
    desde ja agradeço a atençao!!
    abraço!!

  2. Anonimo1w 14/04/2009 em 11:52 pm

    Gostaria de saber quais tutoriais são boms pra um iniciante e quais e-books eu devo ler….. ja baixei aqui os numeros de revista procedural e vou começar a praticar amanhã……… o q ta na revista (a começar pelas 80 ou 90 e pokas paginas do 1 exemplar q trata de um esqueleto rsrs)
    gostaria q vc botasse pra ajudar iniciantes (ja q eu num to achando tutoriais q expliquem as coisas mais basicas e q tenha mudança de nivel)
    desde ja grato

  3. Madara_KIller 17/01/2011 em 7:36 pm

    Belo tutorial, vlw allan brito

Deixar Um Comentário