Agora é oficial! O Big Buck Bunny estreou!

Ontem foi um dia histórico na trajetória de sucesso do Blender, o fruto do trabalho da equipe de artistas e programadores envolvidos na produção do projeto Peach, entitulado Big Buck Bunny finalmente fez a sua estréia. Como de costume, vários usuários e artistas envolvidos com o Blender na Europa, foram a Premiere na Holanda. Infelizmente não pude comparecer a Holanda para a Premiere da animação, um pequeno problema impedia a minha presença lá, sim o oceano Atlântico. Se não fosse por esse problema, estaria lá com toda a certeza.

O Bart, editor chefe do BlenderNation e que mora na Holanda, visitou a premiere e gravou um ótimo vídeo com a apresentação feita ao público antes da exibição da animação. Antes que alguém pergunte, no vídeo ele não gravou a animação, apenas a palestra. Ok, para não dizer que ele não gravou a palestra, ele propositalmente pega alguns trechos da animação, mas não o frame inteiro apenas para nos deixar com vontade de assistir mais.

Big Buck Bunny Premiere from BartV on Vimeo.

Primeiro o Ton Roosendal, responsável e presidente da fundação que cuida dos interesses do Blender, faz uma breve apresentação sobre a produção, assim como explica para a platéia o que é o Blender 3D, assim como o conceito de softwares de código aberto.

Depois que o Ton faz a apresentação, temos uma pequena palestra sobre o que é Creative Commons, licença de Copyright flexível que é usada no projeto, para permitir que qualquer pessoa possa copiar e alterar o conteúdo.

O próximo item do vídeo é uma breve apresentação da animação. O Bart capturou algumas partes da animação, os créditos finais estão lá. Muito provavelmente meu nome estava lá nos créditos, junto com a lista das pessoas que compraram o DVD para financiar o projeto. Essa é uma das partes mais interessantes do projeto, saber que você foi responsável pela realização da animação e contribuiu para o desenvolvimento do Blender 2.46.

Agora é contar os dias para que o pessoal termine de fazer a autoria do DVD, com o conteúdo da animação e aguardar para estudar e dissecar os arquivos com tutoriais e manuais que acompanham o DVD.

Se você quiser ficar ligado na animação, para fazer o download quando os arquivos estiverem disponíveis ao púbico, visite o endereço do Big Buck Bunny, ou fique ligado aqui no Blog, assim que eu souber a data de envio do DVD ou o lançamento dos arquivos, farei o aviso por aqui.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Agora é oficial! O Big Buck Bunny estreou!”

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  2. kkkk allan essa foi boa kara.

    o oceano atlantico é só um pequeno obstaculo neh

    A, tambem quero aproveitar a oportunidade de parabenizalo pelo seu trabalho.

  3. Allan, não sei se já conseguiu ver, mas seu nome dá pra ser visto nesta filmagem no momento dos créditos ao lado direito…basta prestar atenção e dar pause, pois está em ordem alfabética…um pouco depois tb dá para ler o meu…acho q nós e o restante das mil pessoas estamos de parabéns e podemos até nos orgulhar, pois demos uma importante contribuição para este momento histórico do blender…Espero que mais pessoas continuem comprando, contribuindo assim, para a continuidade dessa extraordinária evolução do blender.

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