Um dos maiores problemas relacionados ao uso de renderizadores externos como Blender, está na quantidade de ferramentas que está em constante desenvolvimento. Os artistas 3d que usam o YafRay sabem bem disso, algumas ferramentas e opções estão em constante desenvolvimento, ainda mais quem está aguardando pelo Yaf(a)Ray, que precisa usar até uma versão modificada do Blender 3D. Pois, quem optou por usar o Indigo Renderer, agora tem motivos para comemorar. Foi lançada a primeira versão estável do Indigo, desde que saiu a versão 1.0 do renderizador apenas versões experimentais estavam disponíveis. Com o Indigo 1.0.9, temos agora uma versão estável!

Indigo Renderer 1.0.9

Usar uma versão experimenta do Indigo não é ruim, mas deixa qualquer artista que precise aplicar a ferramenta em projetos críticos com um pé atrás. Por exemplo, alguns dos meus projetos que usam o Indigo, apresentam pequenos problemas relacionados às opções experimentais. Lembro que já tive algumas dificuldades com luzes IES.

Aqui vai uma pequena lista com as melhorias dessa versão:

  • Materiais melhorados
  • Novas ferramentas para efeitos com câmeras
  • Melhorias na renderização em rede
  • Render por região
  • Filtros aprimorados para imagens em alta resolução
  • Renderização com fundo transparente
  • Ferramentas compatíveis com sistemas Windows e Linux de 32/64 Bits

Ainda não tive oportunidade de testar todos esses recursos, mas eles já mostram um amadurecimento da ferramenta. Por exemplo, as opções de renderização em rede e a compatibilidade com sistemas Linux de 64 Bits, deixam o sistema ainda mais atraente para usuários do Blender 3D.

Se você ainda não tentou usar o Indigo, talvez essa seja a solução definitiva para o marasmo do YafRay, que está “encalhado” na mesma versão já faz mais de um ano. O seu sucessor ainda está em fase experimental e não há previsão para que ele seja lançado.

Apesar do Indigo ser usado por artistas baseados em 3ds Max, Softimage e SketchUp, ele está realmente ganhando espaço entre as pessoas que usam Blender. Caso você tenha interesse em fazer o download do Indigo 1.0.9, visite esse endereço e não se esqueça de copiar o Blendigo também, para que a integração entre o Blender e o renderizador seja feita sem maiores problemas.