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Indigo Renderer 1.0.9 estável: Primeira versão 1.0 estável lançada

Um dos maiores problemas relacionados ao uso de renderizadores externos como Blender, está na quantidade de ferramentas que está em constante desenvolvimento. Os artistas 3d que usam o YafRay sabem bem disso, algumas ferramentas e opções estão em constante desenvolvimento, ainda mais quem está aguardando pelo Yaf(a)Ray, que precisa usar até uma versão modificada do Blender 3D. Pois, quem optou por usar o Indigo Renderer, agora tem motivos para comemorar. Foi lançada a primeira versão estável do Indigo, desde que saiu a versão 1.0 do renderizador apenas versões experimentais estavam disponíveis. Com o Indigo 1.0.9, temos agora uma versão estável!

Indigo Renderer 1.0.9

Usar uma versão experimenta do Indigo não é ruim, mas deixa qualquer artista que precise aplicar a ferramenta em projetos críticos com um pé atrás. Por exemplo, alguns dos meus projetos que usam o Indigo, apresentam pequenos problemas relacionados às opções experimentais. Lembro que já tive algumas dificuldades com luzes IES.

Aqui vai uma pequena lista com as melhorias dessa versão:

  • Materiais melhorados
  • Novas ferramentas para efeitos com câmeras
  • Melhorias na renderização em rede
  • Render por região
  • Filtros aprimorados para imagens em alta resolução
  • Renderização com fundo transparente
  • Ferramentas compatíveis com sistemas Windows e Linux de 32/64 Bits

Ainda não tive oportunidade de testar todos esses recursos, mas eles já mostram um amadurecimento da ferramenta. Por exemplo, as opções de renderização em rede e a compatibilidade com sistemas Linux de 64 Bits, deixam o sistema ainda mais atraente para usuários do Blender 3D.

Se você ainda não tentou usar o Indigo, talvez essa seja a solução definitiva para o marasmo do YafRay, que está “encalhado” na mesma versão já faz mais de um ano. O seu sucessor ainda está em fase experimental e não há previsão para que ele seja lançado.

Apesar do Indigo ser usado por artistas baseados em 3ds Max, Softimage e SketchUp, ele está realmente ganhando espaço entre as pessoas que usam Blender. Caso você tenha interesse em fazer o download do Indigo 1.0.9, visite esse endereço e não se esqueça de copiar o Blendigo também, para que a integração entre o Blender e o renderizador seja feita sem maiores problemas.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Pedro Natanael 14/04/2008 em 3:12 pm

    Olá Allan.
    Instalei o Indigo e o Blendigo. Mas quando vou executa-lo, sempre aparece o mesmo erro: “O indigo.exe encontrou um problema e precisa ser fechado”.
    Qual é o problema? Como resolve-lo?
    Eu uso o Windows Xp.
    Amd Athlon(tm) Processor 1.24 Ghz. 384 MB de RAM. Mas duvido que o hardware seja o problema.
    Obs: Eu já baixei versoes anteriores do Render, mas dá o mesmo erro.
    😉

  2. Yorik 15/04/2008 em 9:04 am

    E o indigo tem agora uma versão linux 100% completa… Oba!

  3. Leandro 15/04/2008 em 3:53 pm

    Muito bom! É impressão minha ou de uns tempos pra cá as ferramentas do linux deram um upgrade absurdo? Agora tá muito mais fácil usar linux pra arquitetura: é inkscape editando pdf, qcad exportando svg e agora o indigo funfando sussa…

  4. Allan Brito 15/04/2008 em 4:05 pm

    Sim,

    Está cada vez mais fácil usar o Linux como plataforma para arquitetura, essa nova versão do Indigo contribui muito com isso!

  5. Rodrigo Santiago 16/04/2008 em 9:45 am

    Acabei de testar a versão estável do Indigo pra Linux (Ubuntu no meu caso), e funcionou perfeitamente. Só não entendo o porquê de ter um arquivo só pra indicar o caminho de onde se encontra o Indigo.exe. Isso não poderia ser um campo no próprio blendigo, onde poderíamos localizar o mesmo?! o.O
    Fica aí a dica pra quem tem contato com o pessoal de lá.
    Abraços.

  6. Ronaldo 08/05/2009 em 4:52 pm

    Gostaria de saber por que meus renders não saem com boa qualidade. A imagem gerada fica muito pontilhada. E a resolução da imagem está em alta. Em que configuração devo alterar para solucionar esse problema?

  7. Allan Brito 08/05/2009 em 4:55 pm

    Ronaldo,

    Você deve deixar o render ser refinado por tempo suficiente até que o pontilhado se transforme em uma imagem nítida. Isso pode demorar bastante.

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