Que tal aprender como criar um olho em 3d? Que tal aprender com um tutorial escrito pelo autor do livro Modelando personagens com o Blender 3D? Hoje estou escrevendo para divulgar um tutorial escrito pelo José Fernando Reinicke, autor do livro sobre modelagem de personagens com o Blender. Ele trabalhou na criação do tutorial sobre modelagem e compilou tudo em um arquivo PDF, que estou disponibilizando aqui. Posso dizer que o material é muito bom! Ele colocou no tutorial, não só a parte da modelagem, mas a configuração dos materiais e até mesmo a iluminação apropriada para o olho.

Tutorial Blender 3D - Olhos virtuais

Aqui vou usar uma descrição semelhante ao que o próprio Reinicke cita, na introdução do tutorial. O material está dividido em duas partes:

  • Cinco minutos modelando: Na primeira parte, o Reinicke mostra como elaborar o olho usando como base uma esfera. A forma primitiva é deformada e modificada até se transformar em um olho.
  • Cinco horas criando materiais: Apesar de o título ser intimidador, com um pouco de prática e conhecimentos prévios do Blender, você não deve demorar cinco horas para terminar o tutorial. Agora, com certeza você deve gastar algumas horas brincando com os parâmetros apresentados por ele, para elaborar os materiais e iluminação do tutorial.

No total do arquivo PDF tem 12 páginas, com um tamanho aproximado de 5,2MB. Você pode fazer o download aqui do arquivo ZIP.

Para não dizer que você não tem sequer as texturas, ele também disponibiliza o arquivo blend, resultante do tutorial, com as texturas associadas ao arquivo! Esse arquivo é pequeno, você pode fazer o download aqui.

Tutorial Blender 3D - Olhos virtuais 2

O tutorial é um ótimo complemento para quem já comprou o livro sobre modelage, até porque esse tipo de assunto não é abordado no livro. Como assim? Isso mesmo! Lembre que o título do livro é “modelagem de personagens”.

Isso significa que o foco do livro é apenas na modelagem de personagens, assuntos como configuração de materiais e iluminação aparecem de maneira tímida no livro. Mas isso não é ruim! Muito pelo contrário, deixa mais espaço para quem quer se especializar em modelagem, para depois partir para iluminação e materiais.

Quero agradecer ao Reinicke, por disponibilizar o material aqui para que todos os usuários e artistas que usam Blender possam aprender mais essa técnica. Se você não usa Blender 3D, pode fazer o download, a técnica pode ser reproduzida em outras ferramentas 3D.