O que está faltando para o Blender 2.46? Versão RC2 disponível?

Se você está acompanhando as notícias sobre o Blender 3D nas últimas semanas, deve ter percebido que estamos próximos de um novo lançamento. A versão 2.46 está sendo testada pela comunidade de usuários, para remover todos os possíveis problemas antes do lançamento oficial. O segredo para avançar no lançamento é identificar os problemas, para que os desenvolvedores possam começar a trabalhar. Quer saber quais são esses problemas, que estão atrasando o lançamento do Blender 2.46? Essa semana saiu uma pequena lista com os principais problemas a corrigir na Wiki do Blender.

Quem compilou a lista foi o Campbell. Essa é a lista resumida:

  • O Ray tracing está mais lento que nas outras versões. Provavelmente alguma coisa foi alterada no código, com as novas ferramentas e possibilidades para gerar reflexões borradas e sombreamento suavizado.
  • O NDof que adiciona suporte a dispositivos complexos como joysticks, está fazendo o Zoom com o Scroll do mouse travar.
  • O clique com o botão direito do mouse não está criando cortes, no mapeamento UV.
  • Ainda no Mapeamento UV, quando você trava a edição das imagens os Pins do mesh são deslocados.
  • Sobre as novas partículas, eles precisam remover o antigo sistema de partículas estáticas, esse sistema não será mais utilizado.

Parece que eles ainda devem ter um pouco de trabalho, mas a lista é razoavelmente pequena.

Você ainda está usando o Blender 2.46 RC1? Pois, parece que versões preliminares do Blender 2.46 RC2 estão aparecendo na pasta destinada ao download. A nomenclatura ainda é diferente, eles estão chamando a versão de “test2”. Como podemos ter certeza que essa é à versão RC2?

Blender 2.46 test2

Para saber que essas versões são recentes é só coferir a data em que o arquivo foi modificado. Por exemplo, a versão para Windows do Blender test2 foi modificada no dia 16 de Abril, ou seja, ela provavelmente deve apresentar correções. Quer fazer o download? Visite esse endereço e faça o download da versão correspondente ao seu sistema operacional.

Tenha paciência no download, ultimamente o web site da fundação Blender está passando por algumas dificuldades técnicas, o que deixa o sistema como um todo muito instável. Então, se você tentar acessar o arquivo e visualizar uma mensagem de erro, tenha paciência e tente novamente mais tarde. O pessoal deve resolver esse problema, causado principalmente pela grande demanda causada pelo projeto Peach.

Imagine quando a animação estiver disponível para download? Provavelmente eles agora devem investir mais na distribuição da animação por Torrent.

Bem, não deve demorar muito para o Blender 2.46 ser lançado oficialmente, com o Big Buck Bunny lançado é só questão de tempo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “O que está faltando para o Blender 2.46? Versão RC2 disponível?”

  1. Eu sei que parece injusto perguntar isso, já que essa versão vai sair logo, mas eu queria saber(por curiosidade) se foi alterado o cronograma da versão 2.50 .

    Ps: fico feliz quue na versão 2.46 eles tenham corrigido uns bugs bestas das curvas nurbs.

  2. Olá!
    Eu conheço o blender a pouco tempo e estou gostando muito, mas, as vezes me deparo com alguns probleminhas como siglas e então travo; vocês poderiam me informar os significados das siglas abaixo?

    em seguida clique LMB
    Pressione CMM
    confime com MMB
    Selecione a camera (RMB)

    Outra coisa, onde eu posso comprar livros e dvds com aulas sobre o Blender no Rio de Janeiro?

    Att

    Roberto Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *