Clicky

Tutorial de modelagem por subdivisão: Modelando uma mão

Qualquer artista envolvido com a criação de modelos para personagens conhece as particularidades da modelagem e suas dificuldades. Sempre que estou ministrando aulas de modelagem, os meus alunos acabam elencando as partes mais difíceis. A grande maioria detesta modelar as orelhas e o nariz, principalmente se o objetivo do modelo for criar um modelo realista. No final do processo o pessoal acaba transformando um modelo que deveria ser realista em caricatura, para estilizar as formas e criar modelos de maneira mais simplificada. Junto com a modelagem da orelha, existe outra parte de um personagem que exige atenção especial; as mãos.

A representação da mão humana é especialmente difícil, não só na modelagem 3d. Os artistas que trabalham com ilustração 2d tradicional, sabem que esse tipo de representação também é difícil. Isso é usado até como meio de avaliação em vários cursos de desenho, tamanho é o desafio em modelar essa parte da anatomia.

Se você quiser encarar um desafio, e modelar uma mão humana usando o método da subdivisão, existe um ótimo tutorial sobre esse tipo de modelagem, direcionado para o uso do Maya, mas com um pouco de atenção é possível aplicar a técnica em qualquer ferramenta.

Modelo Mão - maya

O autor do tutorial começa tudo com um cubo, depois vai criando cortes e divisões aos poucos até que o modelo assuma a topologia de uma mão.

Qual o diferencial desse tutorial?

Duas coisas me chamaram a atenção desse tutorial:

  • O autor aborda a modelagem realista das unhas
  • O autor adiciona os pequenos detalhes e ranhuras da pele
  • Ele pode ser aplicado no Blender 3D, 3ds Max ou qualquer ferramenta que suporte subdivisão

Claro que é preciso adaptar algumas partes do tutorial, mas é perfeitamente possível reproduzir o mesmo em outras ferramentas 3d.

Esse é um ótimo exercício! Se você dominar a criação de uma mão em 3d, pode ter certeza que as suas habilidades de modelagem estão bem desenvolvidas. Antes de terminar o artigo, que tal tentar fazer um pé também? Para os que quiserem realmente um desafio, aqui vai um link para esse tutorial sobre modelagem de pés, também com o Maya. O autor do tutorial é ninguém menos que Steven Stahlberg. Está ai um artista de renome na comunidade de usuários de ferramentas 3d, as técnicas dele são incríveis!

Aproveite para estudar durante o feriado! Para quem conseguir reproduzir a mão e o pé, fica faltando “só” o resto do personagem!

2017-04-11T10:58:03+00:00 By |Modelagem 3D, Tutoriais|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. José Fernando Reinicke 19/04/2008 em 11:39 am

    Como de costume, muito bom o tutorial Allan. Aos interessados em modelagem de personagens, há alguns tutoriais semelhantes em português, também em Maya e que podem muito bem ser adaptados para o Blender, no site do Krishnamurti Martins Costa…
    http://www.antropus.com/tutorials.htm

    Abraços

  2. José Fernando Reinicke 19/04/2008 em 12:55 pm

    Muito bom o tutorial Allan. Como de costume, temos que brindar a excelente qualidade de informação encontrada neste espaço.
    Abraços e parabéns…

  3. Allan Brito 20/04/2008 em 4:17 pm

    Oi Reinicke,

    Obrigado pelas felicitações, fico feliz que você tnha gostado.
    Os tutoriais do Antropus são realmente bons! Não só os tutoriais, mas os trabalhos dele como um todo.

    Abraços

  4. DougWar 08/07/2012 em 4:38 pm

    os links nao estao funcionando mais

    T+

Deixar Um Comentário