Qualquer artista envolvido com a criação de modelos para personagens conhece as particularidades da modelagem e suas dificuldades. Sempre que estou ministrando aulas de modelagem, os meus alunos acabam elencando as partes mais difíceis. A grande maioria detesta modelar as orelhas e o nariz, principalmente se o objetivo do modelo for criar um modelo realista. No final do processo o pessoal acaba transformando um modelo que deveria ser realista em caricatura, para estilizar as formas e criar modelos de maneira mais simplificada. Junto com a modelagem da orelha, existe outra parte de um personagem que exige atenção especial; as mãos.

A representação da mão humana é especialmente difícil, não só na modelagem 3d. Os artistas que trabalham com ilustração 2d tradicional, sabem que esse tipo de representação também é difícil. Isso é usado até como meio de avaliação em vários cursos de desenho, tamanho é o desafio em modelar essa parte da anatomia.

Se você quiser encarar um desafio, e modelar uma mão humana usando o método da subdivisão, existe um ótimo tutorial sobre esse tipo de modelagem, direcionado para o uso do Maya, mas com um pouco de atenção é possível aplicar a técnica em qualquer ferramenta.

Modelo Mão - maya

O autor do tutorial começa tudo com um cubo, depois vai criando cortes e divisões aos poucos até que o modelo assuma a topologia de uma mão.

Qual o diferencial desse tutorial?

Duas coisas me chamaram a atenção desse tutorial:

  • O autor aborda a modelagem realista das unhas
  • O autor adiciona os pequenos detalhes e ranhuras da pele
  • Ele pode ser aplicado no Blender 3D, 3ds Max ou qualquer ferramenta que suporte subdivisão

Claro que é preciso adaptar algumas partes do tutorial, mas é perfeitamente possível reproduzir o mesmo em outras ferramentas 3d.

Esse é um ótimo exercício! Se você dominar a criação de uma mão em 3d, pode ter certeza que as suas habilidades de modelagem estão bem desenvolvidas. Antes de terminar o artigo, que tal tentar fazer um pé também? Para os que quiserem realmente um desafio, aqui vai um link para esse tutorial sobre modelagem de pés, também com o Maya. O autor do tutorial é ninguém menos que Steven Stahlberg. Está ai um artista de renome na comunidade de usuários de ferramentas 3d, as técnicas dele são incríveis!

Aproveite para estudar durante o feriado! Para quem conseguir reproduzir a mão e o pé, fica faltando “só” o resto do personagem!