Clicky

Blender 3D pode ter o GLSL Preview ressuscitado!

Você está lembrado do projeto que pretendia melhorar a visualização na 3d view do Blender, usando GLSL? Esse projeto fazia parte do Google Summer of Code 2007, sendo um dos projetos que infelizmente não foi finalizado. Mas, nem tudo está perdido! Parece que como parte do projeto Apricot a idéia de implementar um preview usando o mesmo GLSL deve ser implementado, inclusive usando parte do trabalho desenvolvido no SoC 2007.

Não faz a menor idéia do que é o GLSL preview? Esse vídeo, que eu já havia publicado aqui mostra bem o que será possível fazer com essa ferramenta:

Uma mensagem na lista da Fundação Blender mostra claramente que o projeto será implementado no para uso no Apricot. Já existe até algumas coisas funcionais, mas aspectos importantes da visulização ainda precisam ser desenvolvidos. Na mesma mensagem existe uma lista com as funções que estão funcionando e outras que ainda precisam ser melhoradas. Por exemplo, ainda é necessário trabalhar na interação com luzes e shaders em tempo real, mas como o código desenvolvido para o SoC 2007 está avançado em relação a isso, eles pretendem aproveitar essas partes do projeto.

Se você estava acompanhando as notícias sobre o desenvolvimento do Apricot, deve saber que a maioria das ferramentas desenvolvidas para o Blender será para a parte de modelagem e ajuste de topologias. A Game Engine não será melhorada, essa parte fica com o Crystal Space.

Isso mostra que a empolgação com os projetos envolvendo o Google Summer of Code é justificada, mas precisamos ter cautela para não acabarmos decepcionados. O projeto é um incentivo para que o estudante trabalhe no código para novas ferramentas e melhorias. Mas nada garante que a pessoa trabalhe até o final do projeto, apenas os incentivos financeiros que o próprio Google oferece ao longo do período de desenvolvimento.

Portanto, espere e torça para que projetos como a integração com o Freestyle e a implementação do algoritmo para lightcuts sejam finalizados! Não quero desmerecer os outros projetos, mas esses são os mais importantes em minha opinião.

Como eu já havia dito, só nos resta esperar e torcer!

2017-04-11T10:58:01+00:00 By |Blender 3D|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. […] recurso que está ganhando vida com o Apricot, no último ano o Blender quase ganhou um módulo de visualização de shaders GLSL, no projeto SoC 2007. Infelizmente o projeto não foi concluído. Mas, a equipe do projeto Apricot já está trabalhando […]

  2. Alexandre 19/01/2009 em 5:28 pm

    E a e Alan ou eu tava fazendo uma pesquisa no google e achei no teu sit eu ouvi a noticia que o blender esta com uma nova tcnologia bem avançada dai eu queria saber como eu fasso jogos com graficos avançados luzes do
    sol e etc para parecer com o de ps3 eu sei pouco do blender
    mas senario eu sei fazer perfeitamente dai eu queria saber como fazer isso. valew t+

Deixar Um Comentário