União entre YafRay e LuxRender?

O YafRay não conseguiu ter nenhum dos seus projetos aprovados pelo SoC 2008, sendo assim podemos esperar mais algum tempo até termos novidades sobre o projeto. Ao menos era isso que eu esperava, mas uma discussão nos fóruns do YafRay trouxe um pouco mais de ânimo aos usuários do Blender, que querem usar um renderizador externo. O tema da discussão? Uma possível união entre os projetos do YafRay e do LuxRender. Caso você não esteja lembrado, o LuxRender é um renderizador que funciona no mesmo sistema do Indigo Render e Maxwell Render, gerando suas imagens com cálculos embasados em física real, a diferença é que o LuxRender é gratuito.

Blender 3D e LuxRender

Autor da imagem: Radiance

Na verdade, a proposta para a união dos projetos partiu do principal desenvolvedor do LuxRender, um artista/desenvolvedor chamado Radiance que está fazendo a proposta a equipe do YafRay. No geral a proposta pode parecer tentadora para a maioria dos usuários do Blender, até porque isso resultaria em mais pessoas trabalhando em conjunto em apenas um renderizador de código aberto.

Quem visitar o link que eu indiquei no início do artigo, vai perceber que a proposta não foi muito bem aceita, ao menos por um dos usuários mais experientes do YafRay. Infelizmente nenhum dos desenvolvedores atuais respondeu ao tópico, mas eles ficaram de marcar uma pequena reunião pelo IRC, para discutir as propostas.

Mesmo que você não seja usuário do YafRay ou LuxRender, a discussão entre o Radiance e o Samo é muito rica em detalhes e no funcionamento dos dois renderizadores. Quem está trabalhando em artigos científicos ou monografias que envolvem a teoria de renderização, pode encontrar ajuda no que se refere aos principais conceitos que envolvem a criação de imagens com ambas as ferramentas.

Outro ponto importante, ambos os representantes do YafRay e LuxRender concordam que a integração com o Blender 3D é uma prioridade para ambos os projetos e que os desenvolvedores do Blender, precisam finalizar a esperada API de renderização. Assim será possível lançar o tão esperado YafRay 0.1.0 baseado no YafaRay e integrar melhor essas ferramentas ao Blender.

Por falar em Blender, sei que isso não tem relação direta com os assuntos abordados, mas existe um for rumor sobre o lançamento do Blender 2.46 RC3 amanhã e se tudo der certo a versão do Blender 2.46 pode sair ainda essa semana. Essa informação é de fonte extremamente confiável!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “União entre YafRay e LuxRender?”

  1. Pois é, mas a discussão estava mesmo com um clima pesado.

    O Samo estava respondendo bem negativamente mesmo e os outros foram todos meio evasivos e vagos.

    Essa recepção desanima mesmo. Pior ainda é encontrar poucos desenvolvedores e, desses poucos, menos ainda ativos. Assim fica difícil fazer qualquer coisa.

    Já sobre o LuxRender, apesar da galeria ter poucas imagens, impressiona. Principalmente as imagens de carros e a dessa sala (incrível!).

    Até mais!

  2. Ando estudando o codigo de ambos. Li o livro de Matt, e vejo q os codigos sao bem semelhates. No caso do LuxRender, eles deram um improve no codigo, usando SMDs e boost. E acrescentaram varias caracteristicas interessantes…

    Agora, o proximo improve, sera colocar parte do codigo para rodar em GPU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *