Esse é um tutorial relativamente simples, em comparação com alguns outros relacionados à modelagem de personagens, mas mesmo assim considero importante assistir a criação desses objetos, para perceber como técnicas comuns a qualquer ferramenta 3d, podem gerar resultados com níveis de complexidade diferentes.

O tutorial em questão é um vídeo publicado no YouTube, em que um artista modela a hélice de uma turbina, usando apenas técnicas de modelagem por subdivisão. Com o uso do bom e eficiente extrude, junto com opções de transformação o autor do tutorial, cria em apenas alguns minutos a hélice. A topologia do modelo parece complexa, mas depois que você assiste ao tutorial é fácil perceber que tudo não passa de uma cópia de vários elementos criados simultaneamente.

Acho esse tipo de modelo excelente para aulas sobre modelagem 3d, pois ele mostra ao mesmo tempo que é possível conseguir resultados complexos, usando ferramentas de modelagem por subdivisão simples. Quando mostro modelos como esse, mesmo na modelagem com o Blender, os alunos geralmente ficam com medo de não conseguir, devido à impressão errada que eles têm sobre a topologia. A grande quantidade de curvas e superfícies suavizadas da hélice passa a impressão de complexidade.

O tutorial mostra bem a facilidade em modelar por subdivisão com o Wings 3D, até porque ele é especializado nesse tipo de modelagem e não apresenta ferramentas para NURBS ou outro tipo de modelagem.

Você nunca ouviu falar sobre o Wings? O Wings 3D é um modelador por subdivisão, extremamente poderoso que inclusive é usado em conjunto com o Blender 3D. Conheço pessoalmente alguns artistas que ainda modelam apenas no Wings, para depois renderizar e animar os objetos no Blender 3D. Caso você queira aprender como começar a usar o Wings, escrevi um tutorial mostrando como começar modelar com o Wings 3D já faz algum tempo.

Você pode estar pensando, o Wings só modela objetos simples? Não! Muita gente o usa para elaborar objetos com topologia realmente complexa. Veja esse vídeo, em que um artista mostra o resultado da modelagem por subdivisão, que resulta em um modelo de planador.

Esse sim é um verdadeiro exercício de modelagem para artistas que precisa colocar em prática as suas habilidades. Claro que os desafios aqui são bem diferentes da modelagem para personagens, mas mesmo assim as técnicas são parecidas. A diferença é que a pessoa encarregada da modelagem precisa tomar muito cuidado com as proporções, para que a representação do modelo fique fiel ao original.

Para quem quiser testar mais essa ótima ferramenta de código aberto, recomendo muito o uso do Wings caso você ache que não está preparado para o Blender ainda. A modelagem no Wings é um pouco diferente do Blender, algumas pessoas até dizem que é mais fácil. Na verdade tudo é culpa das N-Gons que já são suportadas pelo Wings. Enquanto o B-Mesh não fica pronto, o Blender 3D ainda fica com faces triangulares e quadradas.