Tutoriais em vídeo sobre as novas ferramentas do Blender 2.46

O Blender 2.46 ainda nem foi lançado oficialmente, mas a comunidade de usuários já está se debruçando sobre as suas novas ferramentas e funcionalidades. Já estou com a versão RC1 há algum tempo, mas às vezes é difícil ficar “caçando” as novidades. Para ajudar nessa árdua, mas mesmo assim divertida tarefa um artista Frances, que esteve investigando como funcionam as novas ferramentas do Blender 2.46, compilou uma série de vídeos que mostra exatamente a maneira e localização de várias dessas funcionalidades. Esses vídeos estão disponíveis para download no fórum BlenderClan, no total são mais de 15 vídeos que abordam várias das novas ferramentas.

Os títulos dos vídeos estão em Frances. Veja uma lista com algumas das ferramentas abordadas nos vídeos:

  • Modificador Explode: O próprio nome mesmo já diz tudo, esse modificador tem como objetivo explodir objetos, com o auxilio do novo sistema de partículas.
  • Novo sistema de simulação de tecidos – Cloth: Já havia até escrito um tutorial, mostrando como esse sistema funciona, mas mesmo assim é sempre bom ter uma nova referência. O que ele faz? Simula tecidos!
  • Novo modificador Bevel: Essa era uma falha grave do Blender, não fazer bevel nas arestas dos modelos 3d era péssimo para ele como modelador. Qualquer modelador experiente, sabe que adicionar bevel as arestas maximiza o realismo do modelo. Nenhum objeto no mundo real apresenta arestas bem definidas, sempre existe um pequeno chamfro. Com esse modificador agora é possível adicionar de maneira fácil esse chamfro.
  • Novas opções de partículas para simular cabelos: Com o novo sistema de partículas é possível agora controlar de maneira mais precisa a simulação de cabelos. Nos vídeos temos até uma demonstração de como é possível, literalmente pentear e interagir os cabelos com soft bodies.
  • Novas opções para criar Soft Shadows: Agora é possível configurar soft shadows nas sombras do tipo Ray traced do Blender, no vídeo podemos visualizar a maneira correta de usar o recurso.
  • Alterações no mapeamento UV: No novo Blender o mapeamento UV sofreu grandes alterações, inclusive com a extinção do modo de trabalho UV/Face Select. Agora tudo é feito diretamente no modo de edição.

A lista é apenas uma amostra do que você deve encontrar lá, eu mesmo já fiz o download de todos os vídeos para estudar e me atualizar em relação às novas ferramentas. Para essa semana está previsto o lançamento da versão RC3 do Blender, que deve ter um rápido ciclo de correções, para que a versão 2.46 final seja lançada.

Mais uma vez, agora só nos resta esperar para usar a versão estável do Blender, com todas essas novidades!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutoriais em vídeo sobre as novas ferramentas do Blender 2.46”

  1. Muito bom o artigo. Pela consistência dos recursos e novidades, certamente será uma espera feliz \º/

  2. Olá Allan, eu postei esta mensagem mais como um meio de entrar em contato do que propriamente deixar um comentário.
    Sou desenhista desde criança e meu interesse pela área de computação gráfica tem crescido a cada dia.
    Nunca consegui me decidir por curso algum ( pensei em odontologia , profissão dos meus pais, ou arquitetura ).
    Mas hoje eu sei que quero mesmo é seguir a carreira de design gráfico ( sei que o termo abrange vários ramos do design.)
    Queria somente umas dicas suas, porque , pra te falar a verdade, estou meio perdido, sem saber por onde começar, se tenho que ter conhecimentos profundos em informática, quais os cursos existentes em Recife ( moro em PE há 20 anos )enfim, tudo que vc puder me informar sobre o ramo.
    Baixei o Blender e fiquei admirado com as infinitas possibilidades que este programa oferece. Gostaria também que vc me informasse qual(is) livro(s) seu seria(m) o mais indicado para mim que estou começando.
    Começando e pretendo entrar de corpo e alma no ramo, porque hoje sei que é isso que eu quero fazer e seguir.
    Obrigado pela atenção.
    Tudo de bom.

  3. ALLAN só um perguntinha. Tem como fazer o objeto tocar o tecido ao inves do tecido tocar o objeto? EX.. UMA ESFERA CAI EMCIMA DE UM TECIDO e FICA SOBRE ELE>>>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *