A espera está quase chegando ao fim, como eu já havia dito no início da semana a fundação Blender anunciou hoje à tarde a disponibilidade do Blender 2.46 RC3, que é conhecido pelo codinome “Frank”. Como de costume nas versões Release candidate, use essa versão apenas para fazer a revisão das ferramentas e encontrar eventuais problemas, antes do lançamento da versão final, que pelo andar da carruagem deve acontecer ainda essa semana! Uma coisa que tenho em relação a essa versão, que pode ser um aviso para o futuro Blender 2.50, os usuários mais antigos não estão gostando das mudanças.

Antes de mais nada, sei que você deve estar querendo fazer o download do Blender 2.46 RC3, então visite esse link e faça o download da versão correspondente ao seu sistema operacional.

Voltando ao assunto, alguns usuários mais antigos do Blender estão desgostosos com algumas mudanças realizadas na ferramenta. Pode até parecer besteira, mas você já reparou que por padrão alguns objetos agora são criados como se a visão do usuário fosse a vista de topo? Permita-me explicar, caso você não seja usuário do Blender.

Sempre que criamos um objeto, esse é criado alinhado com a visão do usuário. Por exemplo, ao criar um plano na vista em perspectiva, esse plano é criado de maneira que a sua normal aponta diretamente para a visão do usuário. Isso não é problema, basta pressionar ALT+R para que essa rotação seja desfeita.

Como eu disso, isso pode parecer simples, mas estou vendo muita gente reclamando sobre essa mudança. Na verdade o Blender está se adequando ao padrão, na maioria das ferramentas 3d como o 3ds Max, Maya e outros os objetos sempre são criados de maneira ortogonal as vistas laterais. Com essa modificação, provavelmente solicitada pela equipe do projeto Peach, o Blender agora está enquadrado no padrão.

Fico me perguntando se a mudança de interface planejada para o Blender 2.50 irá causar reação semelhante. Já faz muito tempo que não há nenhuma mudança significativa na interface, mas se o que está prometido para o 2.50 for cumprido, teremos mais reclamações.

Bem, aproveite a sua versão RC3 do Blender 2.46 e lembre-se de não usar essa versão para produção ou salvar arquivos importantes. Agora é só esperar pelo lançamento oficial!