Blender 2.46 RC3 disponível para download

A espera está quase chegando ao fim, como eu já havia dito no início da semana a fundação Blender anunciou hoje à tarde a disponibilidade do Blender 2.46 RC3, que é conhecido pelo codinome “Frank”. Como de costume nas versões Release candidate, use essa versão apenas para fazer a revisão das ferramentas e encontrar eventuais problemas, antes do lançamento da versão final, que pelo andar da carruagem deve acontecer ainda essa semana! Uma coisa que tenho em relação a essa versão, que pode ser um aviso para o futuro Blender 2.50, os usuários mais antigos não estão gostando das mudanças.

Antes de mais nada, sei que você deve estar querendo fazer o download do Blender 2.46 RC3, então visite esse link e faça o download da versão correspondente ao seu sistema operacional.

Voltando ao assunto, alguns usuários mais antigos do Blender estão desgostosos com algumas mudanças realizadas na ferramenta. Pode até parecer besteira, mas você já reparou que por padrão alguns objetos agora são criados como se a visão do usuário fosse a vista de topo? Permita-me explicar, caso você não seja usuário do Blender.

Sempre que criamos um objeto, esse é criado alinhado com a visão do usuário. Por exemplo, ao criar um plano na vista em perspectiva, esse plano é criado de maneira que a sua normal aponta diretamente para a visão do usuário. Isso não é problema, basta pressionar ALT+R para que essa rotação seja desfeita.

Como eu disso, isso pode parecer simples, mas estou vendo muita gente reclamando sobre essa mudança. Na verdade o Blender está se adequando ao padrão, na maioria das ferramentas 3d como o 3ds Max, Maya e outros os objetos sempre são criados de maneira ortogonal as vistas laterais. Com essa modificação, provavelmente solicitada pela equipe do projeto Peach, o Blender agora está enquadrado no padrão.

Fico me perguntando se a mudança de interface planejada para o Blender 2.50 irá causar reação semelhante. Já faz muito tempo que não há nenhuma mudança significativa na interface, mas se o que está prometido para o 2.50 for cumprido, teremos mais reclamações.

Bem, aproveite a sua versão RC3 do Blender 2.46 e lembre-se de não usar essa versão para produção ou salvar arquivos importantes. Agora é só esperar pelo lançamento oficial!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

9 comentários sobre “Blender 2.46 RC3 disponível para download”

  1. Allan
    O fato dos objetos serem criados como se a visão do usuário fosse a vista topo, agora é só uma questão de configuração. No Painel de Preferências do Usuário (o painel escondido) em Edit Methods/Add New Objects, ative o botão Aligned To View e salve as preferências. O Blender volta a criar os objetos de acordo com a visão do usuário \°/

    Abraços

  2. Engraçado… o pessoal quer comer omelete, mas não quer quebrar os ovos!!! 🙂

  3. Acho que este tipo de mudança não é um problema tão grande principalmente porque temos a opção de configurar da maneira como preferimos… Não é motivo para muita briga na minha opnião.

    Abraços

  4. Testado e confirmado o BUG Allan… voltando às reclamações,…concordo plenamente com os comentários do Zorzan e Mangojambo, tem algumas pessoas que gostam mesmo é de reclamar. Há uma pessoa no Forum dizendo que o personagem da Splash Screen é muito feio,… ele afirma não ser capaz de criar um personagem assim, mas possui imagens guardadas de personagens muito melhores. Poor “Frank”!! Convenhamos… isso é um absurdo!

    Abraços

  5. Eu acho que a versão Original já está pronta pra download, ou tem ainda o RC4!!!!!!!!rsrsr
    [url]http://download.blender.org/release/Blender2.46rc/[/url]

  6. Até agora eu só reclamaria deste fato de os objetos serem criados automaticamente nas posições ortogonais. Tudo bem q há uma configuração, mas pq não ser ao contrário, continuando como era já habilitado de acordo com a câmera e ter a opção de colocar alinhado ao grid? Imagino q com Ctrl+U se possa salvar essa configuração. Mas ainda acho que o blender deve já vir configurado na forma mais adequada possível. Creio que a maioria dos usuários preferiam esta forma de criar um objeto, e que gostaria que continuasse, a menos que eu esteja enganado…Acho que a fundação ao invés de estar preocupada em se alinhar a interfaces dos proprietários, que muitas vezes são consideradas precárias, deveria realizar pesquisas de usabilidade com seus próprios usuários. No mais o blender está com excelentes implementações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *