Quando falam sobre CAD para você, qual o primeiro software que vem a sua mente? Eu sei provavelmente você pensou no AutoCAD. Mesmo sendo praticamente um monopólio aqui no Brasil, com usuários achando que ele é a única solução para o desenho técnico, existem mais opções como o QCAD e ArchiCAD que são tema de eventuais artigos aqui no Blog. Nessas últimas semanas tenho estudado um pouco sobre o MicroStation que é uma ferramenta de desenho técnico, semelhante ao AutoCAD, mas com base de usuários pequena aqui no Brasil. Ainda assim, de vez em quando encontro algumas pessoas que querem manipular arquivos DGN, que é a extensão padrão do MicroStation.

O meu interesse pelo MicroStation cresceu depois que fui informado sobre o uso dessa ferramenta por vários alunos da Faculdade em ministro aulas. Então comecei a pesquisar tutoriais e documentação sobre o MicroStation, quando encontrei esse ótimo artigo que fala ao mesmo tempo do MicroStation e dá dicas sobre desenho técnico. Quem trabalha com modelagem 3d, precisa de conhecimentos mínimos de desenho técnico para poder criar cenários virtuais, a não ser que você se especialize em personagens.

O tutorial é dividido em sete partes que compreendem os seguintes assuntos:

  • Instruções sobre como usar o tutorial
  • Orientações para criar o primeiro projeto e termos comuns
  • Criando o primeiro desenho
  • Projeções ortográficas
  • Selecionando objetos e elementos do desenho
  • Dimensionamento e tolerâncias
  • Criando pranchas para impressão

Se você está começando a trabalhar com modelagem 3d ou na área gráfica, recomendo que leia ao menos a parte sobre projeções ortográficas, que são muito importantes para profissionais envolvidos com modelagem 3d.

Você pode estar se perguntando, o tutorial é meio antigo não é? Mas mesmo assim é um dos mais completos sobre o MicroStation, que ao mesmo tempo explicam conceitos sobre desenho técnico.

Um detalhe importante sobre o tutorial, assim que você clica em um dos links para os títulos ele direciona você para uma página simples. Repare que existem duas setas vermelhas na parte inferior. Clique na seta que aponta para a direita, para acessar as próximas páginas que contém efetivamente os tutoriais. Uma coisa que poderia ser melhorada nesse tutorial é a navegabilidade, que é péssima.

Não deixe de visitar o endereço e conhecer um pouco mais sobre o MicroStation, eu mesmo já aprendi bastante!