Quem está começando a trabalhar ou estudar áreas relacionadas com comunicação visual, provavelmente deve em algum momento estudar ferramentas como o Adobe Indesign CS3. Na verdade o maior problema para quem está aqui no Brasil, e precisa aprender a usar ferramentas como o Indesign CS3 é a falta de material de apoio, como livros e tutoriais. Isso se deve a uma série de fatores, dentre eles a pequena base de usuários que realmente precisa aprender o Indesign, diferente do Photoshop em que todos querem aprender o Indesign é útil apenas para quem precisa diagramar documentos com mais sofisticação.

Já trabalhei muito com o Indesign na diagramação de material didático. Hoje concentro meus esforços em diagramação com o Inkscape e Scribus. Mas mesmo assim, como ministrava aulas sobre o Indesign também, preciso ficar atualizado em relação a todas as suas ferramentas. Para ajudar nessa atualização, a Adobe disponibiliza na internet toda a documentação em português do Brasil do Indesign CS3!

A documentação é bem completa, mas como qualquer tipo de sistema de ajuda em softwares ela tem mais o perfil de ajudar quem está com dúvidas, do que realmente ensinar alguma coisa. Mesmo assim é de grande ajuda, principalmente para as pessoas que tem dificuldade em acompanhar tutoriais em língua inglesa, que são a grande maioria no que se refere ao Indesign CS3.

Nas primeiras partes da documentação existe até um formato semelhante ao de um tutorial, em que a interface da ferramenta é bem explicada e apresentada. Se você nunca usou o Indesign e tem curiosidade, essa parte é muito útil.

Se você trabalha com diagramação de documentos, provavelmente usa o Indesign ou o QuarkXpress para essa tarefa. Quem usa Corel Draw não sabe o que está perdendo em termos de produtividade, pois ele não é especializado nesse tipo de tarefa.

Além dessa documentação, existe uma página no web site da Adobe que permite acessar a praticamente qualquer conjunto de documentos de ajuda, para praticamente todos os seus softwares. Alguns deles até com opção para fazer download no formato PDF. Tudo gratuito.

Para acessar essa área, visite esse endereço. Lá é possível escolher entre várias opções de línguas também, por falar em línguas, na lista de softwares em que você escolha a documentação a ser visualizada, as ferramentas marcadas com asterisco não tem documentação em português, apenas em língua inglesa. Por exemplo, o Adobe Illustrator CS3 não tem documentação traduzida.