Quem usa o Blender com YafRay, tem agora a disposição mais um concurso de idéias para colocar a prova os seus conhecimentos e habilidades com o Renderizador. Está aberto o segundo concurso anual de renderização com o YafRay, nele será possível concorrer a prêmios para a três primeiras colocações. As regras do concurso estão mais rígidas nesse ano, na verdade é apenas uma pequena restrição aos participantes, que só podem enviar imagens renderizadas com o Yaf(a)Ray! Isso mesmo, imagens criadas apenas com o YafRay 0.0.9 não podem participar. Essa é uma maneira que os desenvolvedores do YafRay tem de incentivar o uso do Yaf(a)Ray.

YafRay Logo

Qual o tema do concurso? O tema desse ano é “The Lost Bytes”, que tem um perfil um tanto quanto filosófico, mas é muito interessante e pode gerar as mais variadas imagens. Veja a descrição do tema, disponível na página em que o concurso foi divulgado:

Imagine o que acontece com os Bytes quando você exclui um arquivo do seu HD, ou quando o disco rígido é formatado? Já parou para pensar se os bytes vão para o céu ou se algum deles vai para inferno?

Com esse tipo de tema, veremos uma gama variada de imagens e se os artistas colocarem mesmo a imaginação para trabalhar, podem até aparecer algumas imagens muito legais!

Agora as regras do concurso:

  • Somente imagens renderizadas com o Yaf(a)Ray são aceitas
  • O prazo final para envio das imagens é 01 de Julho de 2008
  • Qualquer pessoa pode publicar imagens mostrando o progresso da sua imagem, mas apenas com i uso do Yaf(a)Ray
  • As imagens que devem concorrer no concurso, devem ser publicadas no fórum do YafRay, mais especificamente no post em que o concurso foi anunciado (Link no início desse artigo)
  • As imagens devem ter dimensões mínimas de 800×600 ou 600×800
  • Você pode divulgar o progresso do seu trabalho em qualquer fórum, como o do BlenderArtists ou CGtalk, etc…

Quais os prêmios? Os prêmios estão divididos em categorias:

  • Melhor iluminação: Livro Digital Lighting & Rendering 2nd. Edition book
  • Melhor uso dos materiais do Yaf(a)Ray: Livro Digital Texturing & Painting book
  • Melhor imagem mostrando o progresso da imagem: Camiseta do Firefox

Pronto! Agora é só colocar a sua imaginação para funcionar e criar uma imagem no Blender que use o Yaf(a)Ray como renderizador. Se você não sabe usar o Yaf(a)Ray ainda, recomendo ler esse tutorial sobre que escrevi já há algum tempo. Lembre, que o é necessária uma versão especial do Blender para poder usar o Yaf(a)Ray. Isso porque a Render API do Blender ainda não está pronta, provavelmente só veremos uma integração perfeita entre o Yaf(a)Ray e o Blender na versão 2.50, quando a API deve estar pronta.