Mais uma semana até o Blender 2.46

Logo depois que o Blender 2.46 RC3 foi lançado, a versão RC4 foi disponibilizada para que os artistas possam testar as ferramentas e “caçar” por problemas com as novas ferramentas. Ao que tudo indica a quantidade de problemas e pequenas correções necessárias para a versão final, está levando mais tempo que o previsto. Até o próprio pessoal da Fundação Blender apostava no lançamento da versão final na última semana, eu até anunciei aqui no Blog que a versão final seria lançada na última semana. Mas, uma mensagem dos desenvolvedores na Wiki do Blender, informa que o lançamento deve ser adiado por mais uma semana.

Caso você não saiba, todo o domingo um grupo de desenvolvedores do Blender faz uma reunião online, para discutir o andamento dos projetos envolvendo o Blender 3D. Para cada uma dessas reuniões é gerado um relatório, o de ontem pode ser acessado nesse link, na Wiki do Blender 3D.

No relatório, que está em inglês, eles comentam que todos os projetos envolvendo o SoC 2008 estão fazendo ótimo progresso. Mas, em contra partida comentam das correções necessárias para o lançamento do Blender 2.46 final, que podem ser encontradas aqui, na ToDo list do Blender 2.46.

Mesmo que você não entenda inglês, pode perceber que pela lista muita coisa já foi resolvida, mas ainda faltam alguns detalhes para sanar. Dois pontos críticos são a parte de mapeamento UV e o NLA Window, que apresentou dois problemas não resolvidos ainda.

Ainda no relatório, eles comentam que provavelmente o lançamento deve ocorrer até o próximo domingo, para que todos os problemas possam ser corrigidos.

Então, para aqueles que estavam esperando para versão estável para aplicar as novas ferramentas em ambiente de produção, será necessário esperar no mínimo mais uma semana para usar o Blender 2.46. Lembre sempre, as versões Release Candidate devem ser usadas apenas para testes, nunca em ambientes de produção ou para tarefas críticas. O pessoal do projeto Peach usa essa ferramenta para produção, porque eles têm desenvolvedores lá para prestar socorro sempre que possível.

Se você quiser fazer o download do Blender 2.46 RC4, disponível apenas para Windows, visite esse endereço.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Mais uma semana até o Blender 2.46”

  1. Pingback: Aplicações usando ambiente Flex:MXML-SWF 9.0 « Blender 3D carioca - Rafael Junqueira
  2. Só mais uma semana!…\º/

    Tenho testado algumas das melhorias e novidades do Blender por meio dos “RCs”… e apesar dos Bugs variados, estou muito satisfeito com algumas das mudanças que o programa irá sofrer. Uma delas é o Mapeamento UV que melhorou sensivelmente com a extinção do UV Face Select, que era a meu ver, um modo de trabalho “complicador”, já que em Edit Mode temos todas as opções de seleção.

    Abraços

  3. Allan, o RC5 está no ar e o lançamento da versão final está previsto para amanhã ou depois (segundo o site do BBB).

    Testando o RC5, notei que usando o sistema de partículas os arquivos .blend salvos agora ficam enormes (tipo com uns 10MB para uma simples esfera peluda)!
    Eu que estou me atrapalhando aqui ou é pra ser assim mesmo?

    Outra: estarás no BlenderPro 2008? Quero um autógrafo no meu livro! =]

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *