Você já tentou fazer um Ragdoll no Blender? Antes de mais nada o que é um Ragdoll? Para quem nunca tentou fazer, esse é um tipo de modelo configurado para funcionar como um boneco articulado, em restrições de movimento. Geralmente um Ragdoll é usado para fazer simulações físicas com Rigid Bodies. Lembro que usava muito um modelo de Ragdoll nas minhas aulas de 3ds Max, quando abordava o uso do Reactor para fazer simulações físicas. Não preciso dizer que esse tipo de simulação fazia o maior sucesso entre os alunos.

Esse é um tipo de animação procedural, criada pelo computador. Claro que o animador nesse caso não tem controle sobre a dinâmica do movimento, tudo vai depender da interação física do modelo 3d com o ambiente. Para saber mais dados técnicos sobre o assunto, recomendo a leitura desse texto sobre a história e princípios dessa animação.

Para deixar mais claro o que é um Ragdoll, veja esse ótimo vídeo que demonstra experimentos com modelos 3d configurados como Ragdolls.

Agora vamos ao que realmente interessa; como fazer um desses no Blender 3D? Para elucidar essa questão, encontrei mais um ótimo tutorial em vídeo no YouTube que mostra todos os passos necessários para elaborar um modelo como esse.

O vídeo usa vários elementos do Blender e pode servir como base de aprendizado para algumas ferramentas recentes do Blender, como alguns Constraints novos. Como você deve estar acompanhando, muitas das atualizações do Blender nos últimos tempos foram para melhorar as ferramentas de animação. por exemplo, você já tentou usar o Constraint chamado Rigid Body Joint? No tutorial o autor explica, mesmo que de maneira breve o funcionamento desse constraint na animação do Ragdoll.

Bem, assista ao vídeo:

O modelo 3d usado para o tutorial é extremamente simples e pode ser elaborado por artistas com pouca experiência no Blender. Depois de configurado com os respectivos nomes, precisamos adicionar o constraint Rigid Body Joint, para determinar o comportamento das articulações do Ragdoll.

Com tudo pronto, a parte final é feita na Game Engine, local em que é possível acionar simulações com Rigid Bodies no Blender 3D.

Você pode estar se perguntando, para que vou usar esse tipo de animação? Na verdade o uso é mais educacional, com esse tipo de modelo é possível fazer simulações. Nunca rejeite qualquer tipo de prática quando o assunto é animação. Por exemplo, quando você estiver fazendo uma animação em que um personagem é atropelado por um carro, esse mesmo personagem pode ter o movimento determinado por um setup tipo Ragdoll para determinar o movimento pós-impacto.