Clicky

Desenho técnico e edição de arquivos CDR com o Inkscape 0.46

Você não leu o título do artigo de maneira errada não, o Inkscape 0.46 agora pode importar arquivos no formato CDR do Corel Draw! Tenho que confessar, nessas ultimas semanas acabei deixando um pouco de lado o lançamento do Inkscape 0.46 por absoluta falta de tempo, mas agora que estou com um pouco mais de “folga”, pelo menos de alguns prazos mais apertados, posso voltar a colocar os e-mails em dia e conferir alguns lançamentos que passaram em branco aqui no Blog.

Antes de mais nada agradeço ao Yorik e o Elias por me alertarem para esse incrível novo recurso do Inkscape.

Mas como funciona isso? Tudo funciona com base em outra ferramenta que converte o arquivo CDR para o formato do Inkscape, chamada de Uniconvertor. Agora vem uma parte interessante, essa conversão é automática para quem usa Linux, basta instalar o Uniconvertor que está tudo funcionando, direto do Inkscape. Mas para quem usa Windows a coisa já é mais complicada, será necessário instalar vários aplicativos extras, como o Python e a Python Image Library. Se você usa Windows e quiser testar, aqui é possível encontrar informações detalhadas de como proceder.

Para fazer o download do Uniconvertor, visite esse endereço. Lá é possível encontrar versões para vários sistemas operacionais.

Como os usuários do Windows estão reclamando dessa dificuldade, algumas pessoas já estão fazendo previsões de uma versão 0.46.1 em que esse recurso de edição dos arquivos CDR já estaria incorporado. Isso pode ser comprovado na Wiki do Inkscape (Release Notes), que também apresenta a lista completa de novidades para essa versão.

Deixando agora de lado as novidades sobre o Inkscape 0.46, outra notícia sobre essa fantáscica ferramenta de ilustração vetorial me chamou a atenção. Assim como o Blender 3D o Inkscape teve projetos aprovados para o SoC 2008. Sendo que em um deles o objetivo é melhorar as capacidades do Inkscape como ferramenta de desenho técnico. Quem trabalha com CAD no Linux deve acompanhar de perto esse projeto, que pretende implementar um sistema de Snap avançado no Inkscape.

Se esse projeto for concluído o sistema de Snap do Inkscape irá sofrer uma melhoria semelhante ao que aconteceu na atualização do Corel Draw 11 para o 12.

Para saber mais sobre essa iniciativa, visite esse endereço com a descrição do mesmo e algumas imagens com explicações do autor. Esse é mais um projeto para torcer e incentivar!

2017-04-11T10:57:58+00:00 By |Ilustração|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Rodrigo Santiago 08/05/2008 em 10:10 am

    Realmente funciona, já havia testado aqui um tempo atrás e ele abre e salva as alterações no próprio .cdr. Só que não mantém as cores originais. O que eu acho que vai ser uma melhoria e tanto nele, pelo menos para mim, será quando eles acertarem o gerenciamento de perfis de cores ICC, aí sim eu largo de vez o Corel :), mas por enquanto ainda não dá, infelizmente.

  2. vadir manoel sanches 11/02/2010 em 9:25 am

    gostaria de saber como faço para baichar BezierSpline no sketchup.

    Agradeço sua colaboração

Deixar Um Comentário