Sempre que falo sobre o Indigo Renderer aqui no Blog, me refiro a ele como sendo um renderizador externo do Blender 3D. Mas isso está longe de ser verdade, o Indigo é uma ferramenta de renderização usada por artistas do 3ds Max, SketchUp , Cinema 4D e outros. Tudo o que é necessário para fazer a exportação de uma cena para o formato do Indigo é um script. No Blender 3d temos o Blendigo, já no Cinema 4d temos o Cindigo que faz essa tarefa. Nas últimas semanas, um tutorial mostrando como configurar o Cinema 4D e o Cindigo para renderizar cenas no Indigo.

Você pode estar se perguntando, mas eu não uso Cinema 4D. Sem problemas, lembre que o foco final do tutorial é o Indigo, que é o mesmo para todos. O que muda no tutorial são as imagens e locais em que é possível configurar os parâmetros, mas os ajustes necessários são sempre os mesmos.

Antes de mais nada, visite esse endereço nos fóruns do Indigo para fazer o download dos tutoriais. no total são dois arquivos, o primeiro abordando configurações gerais do Cindigo e o segundo mostra como usar arquivos HDRI.

O primeiro tutorial, mostra como instalar o Indigo no Cinema 4D, desde a cópia do renderizador para a pasta de plugins do Cinema 4D até o acesso ao Indigo, na interface do Cinema 4D. Para quem usa o Cinema 4D, essa é uma ótima oportunidade de aprender como usar e instalar o Indigo, que pode ser uma opção mais viável economicamente para o Maxwell Render, com perda quase mínima de qualidade.

Nas 8 páginas do tutorial, o autor reserva as duas últimas para a configuração da iluminação dos materiais. Claro que tudo é abordado de maneira rápida, mas muito instrutiva.

Agora o útlimo arquivo, apesar de ser mais curto, apenas 5 páginas, mostra como usar imagens no formato HDRI no Cinema 4D, para renderização com o Indigo. Isso gera imagens com nível de realismo impressionante, como a imagem que ilustra esse artigo. Esse é o resultado da iluminação do tutorial.

Lembre que esse mesmo poder de renderização está disponível para o Blender 3D, basta seguir os mesmos princípios de iluminação e configuração com o Blendigo.