Clicky

Scripts e Plugins gratuitos para 3ds Max e SketchUp

Muitas vezes as ferramentas que usamos para trabalhar, não oferecem as facilidades ou funções necessárias para uma determinada tarefa ou projeto. Na maioria das vezes é possível vencer essas barreiras, com plugins ou scripts. No Blender 3D , existe uma gama enorme de Plugins disponíveis para adicionar novas ferramentas e funcionalidades. Mas ele não é o único, softwares como 3ds Max, Softimage e Maya também oferecem a possibilidade de elaborar ferramentas personalizadas com expressões e Scripts. O problema é encontrar essas ferramentas, que geralmente estão disponíveis em web sites dos próprios desenvolvedores.

Para ajudar as pessoas interessadas em scripts para 3ds Max e SketchUp, encontrei uma ótima base de scripts disponível para download. O web site se chama ScriptSpot, sendo especializado apenas em MaxScript e Ruby.

Existem scripts para o SketchUp? Sim!

Os scripts para o SketchUp são inclusive, em minha opinião, pois adicionam algumas funcionalidades básicas a ferramenta. Por exemplo, você já tentou fazer uma esfera no SketchUp? Pois é, ele não disponibiliza essa primitiva geométrica, mas com um script disponível no sistema é possível adicionar essa opção ao menu de criação do SketchUp.

Dentre os scripts do SketchUp, temos opções também para distribuir objetos sobre uma superfície. Para quem faz maquetes eletrônicas apresentando objetos repetitivos, essa ferramenta é fantástica. Imagine a possibilidade de criar um estacionamento e distribuir os modelos dos carros ao longo da superfície ou então, distribuir árvores ao longo de um plano para simular uma pequena floresta?

Fora os scripts de manipulação, ainda existem os de renderização como a integração com o SU Podium e V-Ray, mas lembre! Esses são apenas os scripts, os softwares de renderização devem ser configurados a parte.

Na parte do 3ds Max, a quantidade de scripts em MaxScript é igualmente impressionante, com ferramentas mais voltadas e construção de cenas. Por exemplo, existe um script próprio para “limpar” a malha de um modelo 3d depois de uma operação de Boolean. Quem já usou o Boolean, sabe que os modelos 3d ficam com faces quadradas e triangulares, resultado da operação, dificultando o processo de edição posterior. Pois o Script se propõe a eliminar essa diferença.

Na parte de iluminação existem opções para gerenciar todas as luzes de uma cena, ao mesmo tempo e também luzes do V-Ray. Tem um que até adiciona automaticamente sombras nas árvores do Plugin Real Trees, notório por obrigar o artista a adicionar a sombra manualmente.

Bem, como você pode perceber a quantidade de ferramentas disponíveis é enorme. Para fazer o download dos scripts é necessário fazer cadastro no sistema, mas vale a pena! Eu já estou usando alguns scripts para o SketchUp aqui e estou aproveitando.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. caio 13/06/2008 em 10:13 am

    é amigão,o site ta bonito,massssssss ainda nao sei onde ta os plugins para baixar…

  2. cassia franzolin 09/09/2008 em 3:54 pm

    gostaria muito de aprender mais

  3. Paulo Marques da Silva Neto 09/12/2009 em 2:48 pm

    gostaria de saber onde baixo os scribs para skechutp e apostilas ou tutoriais desde já agradecido

  4. brunno goulart 03/04/2010 em 8:41 am

    olá,

    gostaria de saber como imcluir a barra de ferramentas
    physics.

    obrigado

  5. adriano 19/04/2011 em 3:47 pm

    olá….os objetos do 3d max 2009 estao sendo criados no ponto zero do grede a opçao muve ñ responde…abilitei auguma funçao que nao sei desfazer…obrigado

Deixar Um Comentário