Ontem eu escrevi um artigo sobre o concurso que incentiva artistas a criar objetos e cenas, apenas usando primitivas geométricas, mas especificamente cubos. Convenhamos que apesar de ser um ótimo exercício para a criatividade, esse tipo de material não é atraente para usuários mais avançados. Vamos então fazer o contraponto, com um assunto mais complexo; a criação de materiais para simular a pele humana. Estou falando de materiais configurados, com Subsurface Scattering, Nodes e outros atributos avançados dos materiais, com o objetivo de simular as características da pele humana.

Configurar esse tipo de material é extremamente complexo, principalmente se você não tem um entendimento completo de como funciona um shader e das diferenças entre difusão e especularidade. Para ajudar nessa tarefa, um usuário chamado Pixelvore do Blender Artists, começo a trabalhar na simulação realista de pele humana.

Todo o trabalho dele foi publicando nessa mensagem do fórum, que está gerando ótima repercussão e renders com qualidade excepcional:

Na mesma mensagem, existe uma descrição detalhada de como o ele chegou à configuração desse shader. Tudo é uma combinação de SSS, nós e camadas repetidas de materiais. O autor explica que usar o SSS apenas para simular a pele, acaba passando a impressão de artificialidade na superfície, lembrando mais um plástico do que a pele mesmo.

Então ele tomou a iniciativa de criar um shader próprio para esse tipo de superfície. Mas, para simular a complexidade da pele humana, com as suas camadas de pele, ele chegou à conclusão que a melhor solução seria usar um material composto por várias camadas. Qual a inspiração dele? Na mensagem ele confessa que a inspiração para o material foi o Fast Skin Shader do Mental Ray, que serviu como referência para criar o material no Blender.

Esse é um ótimo exemplo, para reforçar o que digo aqui sempre. É muito importante conhecer como as outras ferramentas 3d funcionam, pois o principio é o mesmo. Foi com essa iniciativa que o Pixelvore conseguiu elaborar esse shader, entendendo como funciona o Fast Skin Shader do Mental Ray e transferindo os conhecimentos para o Blender.

Para os mais apressados, ele fez a gentileza de disponibilizar o material no repositório de materiais do Blender, em que é possível fazer o download apenas do material. Quem está estudando aspectos avançados do Blender, tem a oportunidade de conferir esse ótimo material!

O shader é perfeito para testar nos modelos que estou fazendo com o livro de modelagem de personagens com Blender, do Reinicke. Prometo que, essa semana publico a análise detalhada do livro.