Tutoriais e dicas para AutoCAD 2009 e outros

Como um dos assuntos que fundamentam a parte inicial da modelagem 3d para cenários, usar ferramentas de CAD é muito importante para quem pretende trabalhar com visualização arquitetônica. No intuito de aprender como essas ferramentas funcionam, estou sempre procurando novos tutoriais e guias sobre as funcionalidades de ferramentas CAD. Parte desse esforço tem como objetivo reunir material para aulas e futuros projetos, que possam necessitar do AutoCAD.

Antes de mostrar alguns dos links que vou indicar, você deve se perguntar uma coisa; vale à pena estudar tutoriais sobre o AutoCAD 2002, 2004 e outros mais antigos? Sim, claro que sim! Alguns comandos dessas versões do AutoCAD permanecem inalterados até a versão 2009, isso faz com que alguns tutoriais mais antigos ainda sejam muito úteis para usuários que estão aprendendo a usar o CAD.

Para quem concorda comigo, pode visitar esse link no CAD Diggest, que apresenta uma lista generosa de tutoriais diversos sobre desenho 2d e modelagem 3d com o AutoCAD, desde a versão 2002 até o 2006.

A grande maioria dos tutoriais envolve o uso do AutoCAD 2004, que ainda não contava com os recursos avançados de renderização e iluminação, mas como sei que boa parte dos usuários com licenças originais do AutoCAD ainda não migrou para versões mais recentes, pelo simples fato de não valer a pena fazer o upgrade, acredito que possa ser muito útil esse link.

Mesmo com tutoriais mais antigos, podemos encontrar alguns itens úteis como configurações avançadas de hachurias e como era feita a iluminação para render, com o AutoCAD 2004.

Agora alguns tutoriais mais recentes, direcionados ao AutoCAD 2009. Encontrei alguns tutoriais que falam sobre novos recursos e principalmente da interface Ribbon.

  • Descrição do novo sistema de gerenciamento de Layers: Para começar, temos um artigo publicado nó fórum CADCAM, especializado em desenho técnico. Lá um usuário publicou uma mensagem com a explicação detalhada de como funciona o gerenciamento de Layers no AutoCAD 2009.
  • Explicando a interface Ribbon do AutoCAD 2009: Nesse vídeo, o autor explica detalhadamente como funciona a nova interface Ribbon, semelhante a do Office 2007, que é uma das maiores novidades em termos de interface do AutoCAD nos últimos anos.
  • Criando Macros no AutoCAD 2009: Aqui temos um vídeo tutorial que mostra o procedimento necessário para criar uma macro, no chamado Action Recorder.

Pronto! Para os interessados em desenho técnico, esses tutoriais são suficientes para que você possa ficar estudando por um bom tempo!

Aproveitando esse artigo sobre AutoCAD, encontrei uma ótima ferramenta para quem usa Linux, mas precisa ler e imprimir arquivos no formato DWG, ela se chama Lx-Viewer. Essa ferramenta consegue ler arquivos DWG do AutoCAD 2002 e anteriores, permitindo que usuários do Linux possam editar desenhos técnicos sem o AutoCAD instalado. Eu sei que as versões não são as mais recentes, mas mesmo assim já ajuda.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 comentários sobre “Tutoriais e dicas para AutoCAD 2009 e outros”

  1. eu queria saber como botar texturas em um desenho 3d, por exemplo uma casa (telhado, paredes e etc….)
    eu sigo os passos q eu encontro na net, mas nao chego a lugar nenhum.
    desde ja obrigado

  2. não consigo colocar a escala no restante do desenho pois esta colado em bloco como faço para concertar isso. grata

  3. Desmanchar o Bloco
    Comando=> Explode

    Mudar escala
    Comando=>Sc
    Depois vc escole um ponto aleatório e dios o qto quer de escala Ex: 1/2, 2, etc

    espero ter ajudado

  4. Como faço para renderizar uma imagem para que ela seja salva com o fundo branco e não preto , pois preciso de plotar alguns arquivos e todo render que eu faço sai com fundo preto

  5. Trabalho com AutoCad 2007, agora instalei o 2009, mas não consigo mudar a cor da aréa de trabalho.
    Gostaria de saber como vou colocar a aréa de trabalho
    preta como no 2007. Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *