Já faz um bom tempo que não comento o lançamento de revistas eletrônicas sobre computação gráfica, desde o último artigo sobre esse assunto já passaram alguns lançamentos de peso, como o novo número da Render Out! e da CG Arena. Entre as duas, prefiro muito mais a Render Out! pela consistência das matérias e pela ótima contextualização que os autores dos artigos conseguem imprimir no conteúdo. Por exemplo, nela podemos encontrar matérias sobre a produção de imagens e conceitos como storyboard, não só do lado artístico, mas também do lado técnico. Isso é muito importante para quem procura conhecimento.

Antes de mais nada, se você quiser fazer o download da revista, visite esse endereço. Se prepare para um download mediano, o arquivo tem aproximadamente 40 MB. Para quem torce o nariz, para as publicações em língua inglesa, pode ficar feliz! Existe uma versão em espanhol da revista.

Agora vamos a uma pequena lista, dos principais artigos da revista:

  • A influência da modelagem 3d na publicidade
  • Produzindo a cena Aaron
  • Lost Planet: Extreme condition
  • O Storyboard
  • Entrevista com Jacobo Navarro
  • O caminho para ser freelancer
  • Scripts e expressões para o Softimage XSI

Dentre todos os artigosm recomendo em particular os que falam sobre storyboards e as dicas para ser freelancer. Os artigos não são específicos sobre um determinado software, mas falam de maneira geral como elaborar um bom Storyboard e passa algumas dicas sobre os desafios de ser autônomo. Claro que a maior parte do texto faz referência a normas trabalhistas da Espanha, mas mesmo assim é possível tirar várias lições do artigo.

Pronto! Como você pode perceber o pessoal continua com a mesma proposta de trazer matérias relacionadas à produção e making of, de imagens produzidas por artistas consagrados.

Estou avaliando a possibilidade de assinar uma das famosas revistas pagas sobre computação gráfica e 3d, como a 3D World. Eles têm um sistema de assinaturas pela internet. As matérias técnicas não são o chamariz desse tipo de revista, mas conhecer a análise que eles fazem sobre as diversas ferramentas e sobre a indústria de computação gráfica é importante!

Tutoriais e dicas, podemos encontrar nessas revistas gratuitas. Por exemplo, nas últimas edições da 3D World parece que eles fizeram uma reportagem especial sobre o Big Buck Bunny. Bem, se eu assinar, começo a comentar as matérias aqui também.