Atendendo a vários pedidos que recebi por e-mail, estou novamente indicando material para estudo do Maya. Já faz um bom tempo que não escrevo nada sobre o Maya, mas existe um bom motivo para isso. Na verdade são dois, primeiro que não estava aparecendo nada de interessante e novo sobre o Maya, que pudesse valer a pena ser publicado aqui. O segundo motivo é que não precisei fazer pesquisas ou ajudar nenhum colega ou aluno com o uso do Maya. Na maioria das vezes, quando usava o Maya o principal motivo do aprendizado era a ajuda a algum colega que estava com dificuldades.

Bem, para voltar a falar sobre o Maya, esbarrei no tutorial de modelagem de uma cabeça humana, muito completo! Na verdade, esse é um dos primeiros tutoriais que encontro no YouTube que contam com 5 partes, apenas para a parte de modelagem!

Uma das coisas que me chamou a atenção nesse tutorial, foi a metodologia que o autor usou para criar o modelo 3d. Uma das suas referências é o modelo 3d de um crânio! Isso mesmo, ele usa um crânio em 3d pronto, para moldar a cabeça ao redor do modelo. Na maioria das vezes, os artistas 3d se limitam a usar apenas fotografias como referência.

Será que esse método produz um modelo 3d mais preciso? Assista ao tutorial para conferir, esse é o vídeo de número 1:

Nesse vídeo o autor apresenta as técnicas e ferramentas do Maya, usadas para a modelagem. Assim com o realiza os primeiros trabalhos de edição e ajustes com primitivas geométricas.

Gostou do vídeo? Então aqui vão os links para as outras partes, como eu já havia dito, o tutorial todo é composto por 5 partes, que somam quase uma hora de modelagem:

Como de costume, essa técnica pode ser aplicada em qualquer ferramenta 3d. a única diferença será na manipulação das ferramentas, com as camadas e várias opções exclusivas do Maya, usadas pelo autor dos vídeos. Ai que entra o seu trabalho de interpretação da técnica, para reproduzir o modelo na sua ferramenta de modelagem 3d .