Projetos que envolvem animação demandam de uma quantidade de processamento gigantesca, principalmente se os quadros renderizados apresentam efeitos de raytracing, partículas e simulações físicas que demandam muito processamento. Na maioria das vezes, esses projetos precisam ser renderizados nas chamadas render farms, que nada mais são que um conjunto de computadores especializado em renderização para animações. Isso fica evidente, quando fazemos as contas da quantidade de quadros multiplicada pelo tempo necessário para renderizar cada frame. Por exemplo, uma animação com 100 frames, levando 1 minuto em cada frame levaria um total de uma hora e quarenta minutos para finalizar. Se considerarmos que 100 frames não dá nem 5 segundos de vídeo, e um projeto de animação passa fácil de 2000 frames, esse tempo vai nas alturas!

Tudo bem, agora você sabe que precisa de uma render farm, mas qual a dimensão e quantidade de computadores necessários para a sua animação? Essa é a pergunta que a maioria das pessoas envolvidas na produção da animação tem dificuldade em responder. Ela é muito importante, pois pode impactar diretamente nos custos da animação, cada nó de renderização (como é chamado cada computador na render farm) custa dinheiro, que deve ser bem aplicado.

Para responder de maneira mais precisa essa pergunta, um artista dos fóruns da Newtek desenvolveu uma pequena aplicação muito útil! Ele na verdade, fez um pequeno aplicativo que calcula as necessidades de uma render farm.

O aplicativo é simples e foi feito usando Flash. Para fazer o download, visite esse endereço nos fóruns da Newtek. Ele se chama tcoursey e mesmo sendo usuário do LightWave, a ferramenta é útil para qualquer pessoa envolvida com animação.

Como podemos usar? Os campos do aplicativo são simples:

  • Frames: Número total de frames da animação
  • AVG Frame: Tempo médio em minutos, que cada frame leva para ser renderizado
  • CPUS: Número total de CPUS (computadores ou processadores)
  • Hours: Tempo total em horas, necessário para renderizar a animação

Assim que um campo estiver preenchido, pressione o botão Calculate para visualizar o resultado.

Agora, repare que alguns campos estão marcados em amarelo. Eles servem para fazer cálculos específicos nos campos. Por exemplo, se você quiser saber a quantidade de CPUS necessárias para renderizar uma animação, a segunda linha apresenta o campo CPUS em amarelo, você deve preencher os outros campos e ao pressionar o Calculate a ferramenta diz o número de CPUS necessárias para renderizar a animação.

Não entendeu? Veja esse exemplo, digamos que você tem os seguintes dados:

  • Frames: 3000
  • AVG Frame: 4 minutos
  • Hours: 10 horas

Você tem esses dados, e quer saber a quantidade de CPUS necessárias para renderizar a animação em 10 horas, que seria o seu prazo. Preencha os dados no segundo campo (CPUS em amarelo), o aplicativo retorna 20 como sendo o número de CPUS necessárias, para finalizar a animação.

Pronto, agora você já sabe o quantitativo de computadores para alugar ou comprar para grandes projetos de animação, seja usando 3ds Max, Blender 3D, Maya ou outra suíte 3d.