Clicky

Considerações, DVD do Peach e notícias pós-2.46

Ontem foi aquele dia emblemático, o Blender 2.46 foi lançado e a comunidade de usuários e artistas que usam essa incrível ferramenta 3d, agora se deparam com um grande desafio; aprender a usar todas as novas ferramentas. Um dos principais desafios é dominar todas as opções do novo sistema de partículas, que está mais completo e complexo. Outro desafio é usar as novas opções de animação e texturas, provenientes do projeto Peach.

Claro que junto com tantas atualizações, alguns pequenos problemas podem aparecer. Um deles está afetando diretamente os usuários que usam o YafRay para renderizar as suas cenas. Pelo visto, as atualizações do Blender, comprometeram a integração do com o YafRay. Quem tentar renderizar uma cena, com o botão XML acionado, recebe uma mensagem de erro. Ele ainda funciona, mas agora você não pode mais acompanhar o progresso do Render.

Uma atualização para o YafRay deve ser lançada? Difícil dizer, os desenvolvedores estão trabalhando no YafaRay, então algum voluntário vai precisar trabalhar na correção desse problema.

Outro bug reportado por usuários, o novo sistema de partículas não suporta muito bem projeto desenvolvidos com o sistema antigo. Principalmente se você usou partículas para simular pelos e cabelos. Já vi várias mensagens reportando que o Blender trava, tanto em ambiente Windows como no Linux (Ubuntu). Ainda sobre as partículas, espere arquivos com tamanho razoavelmente grande, ao usar o novo sistema.

O sistema de mapeamento UV sofreu grandes alterações também, agora não temos mais o UV/Face Select como modo de trabalho. Tudo é feito diretamente no Edit Mode. Alguns usuários reportaram erros e travamento, ao usar imagens com sistemas de cores diferentes do RGB.

Nos próximos dias, veremos se esses são bugs mesmo ou problemas pontuais. Qualquer problema com o uso do Blender, que você suspeite que possa ser um bug, mande uma mensagem reportando o problema nesse link.

Agora uma boa notícia! Os DVDs do Big Buck Bunny já foram enviados!

Segundo o blog do projeto, eles receberam hoje os DVDs e já enviaram mais de 1700 cópias dos mesmos para todos que compraram o DVD, quando o projeto ainda estava nas suas fases iniciais, podem me incluir nesse seleto grupo. Os usuários da Europa devem receber o DVD ainda essa semana, o pessoal dos outros continentes na próxima.

Já deixei um aviso na portaria, assim que chegar eu publico uma análise aqui no blog. Ah! Me perdoem, mas quem comprou o DVD assiste a animação antes do lançamento na internet, espero que os correios não atrapalhem a minha expectativa pelo DVD.

Essa notícia não está no Blog, mas o pessoal da fundação Blender está angariando vários servidores para lançar a animação na internet. Eles esperam uma demanda maior que no Elephants Dreams.

2017-04-11T10:38:30+00:00 By |Blender 3D|8 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 Comentários

  1. Ricardo Roehe 20/05/2008 em 6:24 pm

    Allan, boa sorte com os Correios! Tomara que dê tudo certo (diferente de quando eu recebi uma caixa vazia, que deveria conter vários presentes do dia dos namorados).

    A inveja pega realmente! Só que €34 tá um pouquinho salgado…

  2. Allan Brito 20/05/2008 em 6:56 pm

    Oi Ricardo,

    Nunca tive problemas em comprar na loja da fundação Blender. Sobre o preço, realmente para nós é caro. Mas se fosse 50 euros, mesmo assim eu compraria, senão não teremos o Open Movie 3!

    Abraços

  3. Diego 21/05/2008 em 12:34 am

    Puxa!!! Demorei uma tarde pra me dar conta que o problema na renderização era o xml do yafray. Na pressa, nem lia a mensagem. Já tava até saindo pra fazer um up no PC, quando experimentei desligar o xml…rsrsrs

  4. Eike 21/05/2008 em 9:41 am

    com certeza vale o valor. Tem todo o making of, além de modelos, scripts.. tudo! O que sinto é que nao vendem em lojas. Facilitaria muito se encontrássemos em lojas.!

  5. malcon jymmy 21/05/2008 em 10:08 am

    eu estou teno problemas com o indigo nessa no verso do blender

  6. Henrique 21/05/2008 em 12:19 pm

    O lançamento na inet do Big Buck Bunny será dia 30, se não me engano!

  7. bestfx 28/05/2008 em 12:21 pm

    Já saiu o BBB no You Tube e a qualidade tá boa.

    E lá nos créditos tá o nome do Allan Brito sim.

    Parabéns a equipe toda.

    Nota 10.

  8. Elias 02/06/2008 em 12:26 am

    Fala ae Allan blz cara tem conseguido renderizar com o indigo??? agora no 2.46 esta dando uns erros doidos…
    Sabe alguma versão do blender q roda???

    Valeu
    Elias

Deixar Um Comentário