Considerações, DVD do Peach e notícias pós-2.46

Ontem foi aquele dia emblemático, o Blender 2.46 foi lançado e a comunidade de usuários e artistas que usam essa incrível ferramenta 3d, agora se deparam com um grande desafio; aprender a usar todas as novas ferramentas. Um dos principais desafios é dominar todas as opções do novo sistema de partículas, que está mais completo e complexo. Outro desafio é usar as novas opções de animação e texturas, provenientes do projeto Peach.

Claro que junto com tantas atualizações, alguns pequenos problemas podem aparecer. Um deles está afetando diretamente os usuários que usam o YafRay para renderizar as suas cenas. Pelo visto, as atualizações do Blender, comprometeram a integração do com o YafRay. Quem tentar renderizar uma cena, com o botão XML acionado, recebe uma mensagem de erro. Ele ainda funciona, mas agora você não pode mais acompanhar o progresso do Render.

Uma atualização para o YafRay deve ser lançada? Difícil dizer, os desenvolvedores estão trabalhando no YafaRay, então algum voluntário vai precisar trabalhar na correção desse problema.

Outro bug reportado por usuários, o novo sistema de partículas não suporta muito bem projeto desenvolvidos com o sistema antigo. Principalmente se você usou partículas para simular pelos e cabelos. Já vi várias mensagens reportando que o Blender trava, tanto em ambiente Windows como no Linux (Ubuntu). Ainda sobre as partículas, espere arquivos com tamanho razoavelmente grande, ao usar o novo sistema.

O sistema de mapeamento UV sofreu grandes alterações também, agora não temos mais o UV/Face Select como modo de trabalho. Tudo é feito diretamente no Edit Mode. Alguns usuários reportaram erros e travamento, ao usar imagens com sistemas de cores diferentes do RGB.

Nos próximos dias, veremos se esses são bugs mesmo ou problemas pontuais. Qualquer problema com o uso do Blender, que você suspeite que possa ser um bug, mande uma mensagem reportando o problema nesse link.

Agora uma boa notícia! Os DVDs do Big Buck Bunny já foram enviados!

Segundo o blog do projeto, eles receberam hoje os DVDs e já enviaram mais de 1700 cópias dos mesmos para todos que compraram o DVD, quando o projeto ainda estava nas suas fases iniciais, podem me incluir nesse seleto grupo. Os usuários da Europa devem receber o DVD ainda essa semana, o pessoal dos outros continentes na próxima.

Já deixei um aviso na portaria, assim que chegar eu publico uma análise aqui no blog. Ah! Me perdoem, mas quem comprou o DVD assiste a animação antes do lançamento na internet, espero que os correios não atrapalhem a minha expectativa pelo DVD.

Essa notícia não está no Blog, mas o pessoal da fundação Blender está angariando vários servidores para lançar a animação na internet. Eles esperam uma demanda maior que no Elephants Dreams.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Considerações, DVD do Peach e notícias pós-2.46”

  1. Allan, boa sorte com os Correios! Tomara que dê tudo certo (diferente de quando eu recebi uma caixa vazia, que deveria conter vários presentes do dia dos namorados).

    A inveja pega realmente! Só que €34 tá um pouquinho salgado…

  2. Oi Ricardo,

    Nunca tive problemas em comprar na loja da fundação Blender. Sobre o preço, realmente para nós é caro. Mas se fosse 50 euros, mesmo assim eu compraria, senão não teremos o Open Movie 3!

    Abraços

  3. Puxa!!! Demorei uma tarde pra me dar conta que o problema na renderização era o xml do yafray. Na pressa, nem lia a mensagem. Já tava até saindo pra fazer um up no PC, quando experimentei desligar o xml…rsrsrs

  4. com certeza vale o valor. Tem todo o making of, além de modelos, scripts.. tudo! O que sinto é que nao vendem em lojas. Facilitaria muito se encontrássemos em lojas.!

  5. Já saiu o BBB no You Tube e a qualidade tá boa.

    E lá nos créditos tá o nome do Allan Brito sim.

    Parabéns a equipe toda.

    Nota 10.

  6. Fala ae Allan blz cara tem conseguido renderizar com o indigo??? agora no 2.46 esta dando uns erros doidos…
    Sabe alguma versão do blender q roda???

    Valeu
    Elias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *