Ontem foi aquele dia emblemático, o Blender 2.46 foi lançado e a comunidade de usuários e artistas que usam essa incrível ferramenta 3d, agora se deparam com um grande desafio; aprender a usar todas as novas ferramentas. Um dos principais desafios é dominar todas as opções do novo sistema de partículas, que está mais completo e complexo. Outro desafio é usar as novas opções de animação e texturas, provenientes do projeto Peach.

Claro que junto com tantas atualizações, alguns pequenos problemas podem aparecer. Um deles está afetando diretamente os usuários que usam o YafRay para renderizar as suas cenas. Pelo visto, as atualizações do Blender, comprometeram a integração do com o YafRay. Quem tentar renderizar uma cena, com o botão XML acionado, recebe uma mensagem de erro. Ele ainda funciona, mas agora você não pode mais acompanhar o progresso do Render.

Uma atualização para o YafRay deve ser lançada? Difícil dizer, os desenvolvedores estão trabalhando no YafaRay, então algum voluntário vai precisar trabalhar na correção desse problema.

Outro bug reportado por usuários, o novo sistema de partículas não suporta muito bem projeto desenvolvidos com o sistema antigo. Principalmente se você usou partículas para simular pelos e cabelos. Já vi várias mensagens reportando que o Blender trava, tanto em ambiente Windows como no Linux (Ubuntu). Ainda sobre as partículas, espere arquivos com tamanho razoavelmente grande, ao usar o novo sistema.

O sistema de mapeamento UV sofreu grandes alterações também, agora não temos mais o UV/Face Select como modo de trabalho. Tudo é feito diretamente no Edit Mode. Alguns usuários reportaram erros e travamento, ao usar imagens com sistemas de cores diferentes do RGB.

Nos próximos dias, veremos se esses são bugs mesmo ou problemas pontuais. Qualquer problema com o uso do Blender, que você suspeite que possa ser um bug, mande uma mensagem reportando o problema nesse link.

Agora uma boa notícia! Os DVDs do Big Buck Bunny já foram enviados!

Segundo o blog do projeto, eles receberam hoje os DVDs e já enviaram mais de 1700 cópias dos mesmos para todos que compraram o DVD, quando o projeto ainda estava nas suas fases iniciais, podem me incluir nesse seleto grupo. Os usuários da Europa devem receber o DVD ainda essa semana, o pessoal dos outros continentes na próxima.

Já deixei um aviso na portaria, assim que chegar eu publico uma análise aqui no blog. Ah! Me perdoem, mas quem comprou o DVD assiste a animação antes do lançamento na internet, espero que os correios não atrapalhem a minha expectativa pelo DVD.

Essa notícia não está no Blog, mas o pessoal da fundação Blender está angariando vários servidores para lançar a animação na internet. Eles esperam uma demanda maior que no Elephants Dreams.