Enquanto você acompanha e estuda as novidades do Blender 2.46, o que acha de presenciar uma transformação no ZBrush? Encontrei um tutorial de modelagem, na verdade de escultura digital usando ZBrush e Maya muito bom. Tanto é que ele foi dividido em cinco partes de tão completo que é, contabilizando quase 50 minutos de tutorial. Os vídeos não têm áudio ou descrição detalhada sobre como modelar com o ZBrush ou Maya, mas mostra com muita clareza o poder de modelagem e escultura do ZBrush.

Antes de começar a assistir o vídeo, recomendo que você faça uma pipoca e pegue um pouco de suco, pois a “aula” de modelagem dura quase uma hora.

O primeiro vídeo se passa totalmente no ZBrush, o Maya só é usado no vídeo 2. Antes de mais nada, assista ao primeiro vídeo:

Aqui podemos perceber com muita clareza o processo peculiar de modelagem do ZBrush, uma esfera vai sendo deformada aos poucos, de maneira semelhante ao que acontece na subdivisão, até que a sua forma vai ficando semelhante ao personagem que o artista deseja. Nesse vídeo podemos perceber que mesmo um artista experiente, pode se atrapalhar caso não tenha referências. Repare que são várias às vezes em que o artista erra e desfaz alguma parte da modelagem, para depois alterar a topologia.

Assim que a topologia do modelo está definida, o artista começa a trabalhar nos detalhes do personagem, trabalhando com as ferramentas de escultura. Nesse ponto experiência com escultura mesmo é fundamental, outro ponto importante, muito provavelmente ele não está fazendo isso com um Mouse, mas sim com uma tablet ou mesa digitalizadora.

Agora o vídeo 2:

Na continuação, o artista trabalha no Maya para elaborar uma versão em baixa resolução do modelo 3d. Como não há explicação da pipeline do artista, imagino que ele está criando esse modelo para animação. Podemos deduzir isso pelo cuidado que ele tem em adicionar edge loops nas articulações do modelo.

Outro ponto interessante, no fechamento da topologia ele não conseguiu escapara das famosas e traiçoeiras faces triangulares.

Para finalizar, o vídeo 3:

No terceiro vídeo, o artista retorna para o ZBrush para adicionar os detalhes finais ao modelo 3d. O processo de escultura está praticamente encerrado nesse ponto e o modelo está com uma quantidade razoável de detalhes.

No quarto vídeo, o artista continua com o trabalho no ZBrush:

O quinto vídeo aborda o detalhamento da geometria do modelo para as pernas do personagem.

Espero que esse vídeo possa inspirar alguém a fazer o mesmo tipo de modelo, para fins de estudo. Se você não tem o ZBrush, saiba que o Blender 3d tem um módulo de escultura digital muito semelhante ao ZBrush integrado no seu ambiente de modelagem. Seria como ter uma mistura do Maya com o ZBrush na mesma ferramenta.

Para quem quiser tentar o ZBrush mesmo, uma versão de testes que funciona por 3d 30 dias pode ser copiada do web site da Pixologic, nesse link.