Com o lançamento do Blender 2.46, muita gente está se preocupando com atualizações para as ferramentas que trabalham em “parceria” com o Blender. Uma das mais famosas, claro, é o YafRay. A nova geração do YafRay, chamada de YafaRay ganhou uma atualização, para trabalhar em conjunto com o Blender 2.46. Antes que você se anime, a versão do Blender que trabalha com o YafaRay ainda precisa ser modificada diretamente no código fonte, portanto será necessário usar outro Blender para usar o novo YafRay.

Para as pessoas que estão passando por dificuldades no uso YafRay 0.0.9 com o Blender 2.46, uma ótima notícia foi divulgada nos fóruns de usuários do YafRay. Eles estão preparando uma atualização na versão que apresenta problemas. Pode esperar para os próximos dias, provavelmente na próxima semana.

Agora vamos ao que interessa, para fazer o download das versões atualizadas do YafaRay e Blender, visite essa página nos fóruns oficiais do YafRay. Lá você deve procurar pela mensagem do usuário Xray, responsável pela atualização. Nesse caso, essa versão é apenas para Windows.

Depois de fazer o download de ambos os arquivos, você deve extrair o conteúdo do Blender 2.46 para uma pasta. Já o YafaRay precisa de um cuidado extra, para quem já tem uma versão anterior instalada, como eu. Você deve sobrescrever os arquivos já instalados, na pasta do YafaRay antigo para que essa versão funcione. Caso isso não seja feito, o renderizador não irá funcionar.

Quer saber como usar o YafaRay? Visite esse link e confira um tutorial sobre Blender e YafaRay.

Só para não dizer que você não aproveitou nada, veja o efeito do YafaRay na renderização dessa cena extremamente simples, se eu aplicar as mesmas configurações indicadas no tutorial apontado no parágrafo anterior.

Essa é a cena, apenas uma sala com uma abertura. Temos uma fonte de luz, que nada mais é que uma luz do tipo Lamp.

Depois de aplicar as configurações indicadas no tutorial, temos o seguinte resultado depois de alguns minutos.

Como você pode perceber, a imagem demorou um pouco para renderizar, isso se deve ao fato da renderização ter sido realizada no meu notebook, que ainda é um celeron M. Mas depois eu tento renderizar em um computador de núcleos múltiplos e com bastante memória, para fins de comparação.

Essa qualidade de renderização é o que espera os usuários que apostarem no uso do Blender, como ferramenta de modelagem e renderização, junto com a próxima geração do YafaRay.

As cadeiras usadas nessa cena foram copiadas desse endereço.