Clicky

Atualização para o Blender 2.46 e YafaRay 0.1.0 (201)

Com o lançamento do Blender 2.46, muita gente está se preocupando com atualizações para as ferramentas que trabalham em “parceria” com o Blender. Uma das mais famosas, claro, é o YafRay. A nova geração do YafRay, chamada de YafaRay ganhou uma atualização, para trabalhar em conjunto com o Blender 2.46. Antes que você se anime, a versão do Blender que trabalha com o YafaRay ainda precisa ser modificada diretamente no código fonte, portanto será necessário usar outro Blender para usar o novo YafRay.

Para as pessoas que estão passando por dificuldades no uso YafRay 0.0.9 com o Blender 2.46, uma ótima notícia foi divulgada nos fóruns de usuários do YafRay. Eles estão preparando uma atualização na versão que apresenta problemas. Pode esperar para os próximos dias, provavelmente na próxima semana.

Agora vamos ao que interessa, para fazer o download das versões atualizadas do YafaRay e Blender, visite essa página nos fóruns oficiais do YafRay. Lá você deve procurar pela mensagem do usuário Xray, responsável pela atualização. Nesse caso, essa versão é apenas para Windows.

Depois de fazer o download de ambos os arquivos, você deve extrair o conteúdo do Blender 2.46 para uma pasta. Já o YafaRay precisa de um cuidado extra, para quem já tem uma versão anterior instalada, como eu. Você deve sobrescrever os arquivos já instalados, na pasta do YafaRay antigo para que essa versão funcione. Caso isso não seja feito, o renderizador não irá funcionar.

Quer saber como usar o YafaRay? Visite esse link e confira um tutorial sobre Blender e YafaRay.

Só para não dizer que você não aproveitou nada, veja o efeito do YafaRay na renderização dessa cena extremamente simples, se eu aplicar as mesmas configurações indicadas no tutorial apontado no parágrafo anterior.

Essa é a cena, apenas uma sala com uma abertura. Temos uma fonte de luz, que nada mais é que uma luz do tipo Lamp.

Depois de aplicar as configurações indicadas no tutorial, temos o seguinte resultado depois de alguns minutos.

Como você pode perceber, a imagem demorou um pouco para renderizar, isso se deve ao fato da renderização ter sido realizada no meu notebook, que ainda é um celeron M. Mas depois eu tento renderizar em um computador de núcleos múltiplos e com bastante memória, para fins de comparação.

Essa qualidade de renderização é o que espera os usuários que apostarem no uso do Blender, como ferramenta de modelagem e renderização, junto com a próxima geração do YafaRay.

As cadeiras usadas nessa cena foram copiadas desse endereço.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

12 Comentários

  1. Henrique Zorzan 22/05/2008 em 6:06 pm

    Ainda bem que o yafaray não está esquecido… 😉

  2. Gustavo Spud 23/05/2008 em 12:08 am

    Estou entusiasmado em iniciar ilustração 3d com o Blender 3d, mas em um teste breve no programa instalado em meu Mac ele rodou muito lento e como se fosse bastante carregado. Será essa versão 2.46 o problema ?

  3. Darjá Cardozo Lages 23/05/2008 em 12:16 pm

    Tb estou com um problema, desde que instalei o 2.46 em meu ubuntu, não consigo mais usar 4 threads como fazia no anterior. Simplesmente ele não funciona. Possuo um Cre 2 Quad e meu hardware não está sendo aproveitado na renderização.

  4. allan 23/05/2008 em 2:22 pm

    Allan voçê poderia fazer um tutorial,sobre como fazer uma arma atirar,no blender.
    explicar como fazer para uma bala sair da arma e atingir um objeto.

  5. Andre 23/05/2008 em 3:46 pm

    Bom, vou esperar essa versão do yafaray estabilizar para poder testar. Nunca usei antes.

  6. Marco 25/05/2008 em 3:27 pm

    Nao estou conseguindo baixar esta versao … os links nao funcionam…
    =\

  7. Allan Brito 25/05/2008 em 3:44 pm

    Oi Marco,

    Tem um link que realmente não está funcionando, acho que o do megauplod. Use o outro, esse funciona.

  8. Marco 27/05/2008 em 9:24 am

    Consegui baixar o yafray e o blender atualaizado.
    era o DAP que estava com problemas.
    Mas agora apareceui outro problema. Nao consegui renderizar , ja segui varios tutorias e nada. Sempre q o yafray é ativado o programa fecha.

  9. Rafael 29/05/2008 em 6:15 pm

    Olá,
    eu baixei o yafaray 201 e o Blender_r14901, mas quando coloco a renderizar sou notificado do erro:
    “error loading yafray plugin”.
    eu notei que naquele fórum tem alguém que tem o mesmo problema mas parece q ninguém apareceu com uma solução.
    com o yafaray 196 não tinha esse problema.
    parece ser o procedimento de copiar a pasta do 201 sobre a do 196 que gera o problema, não sei…
    ou o script do exporter dessa nova versão que talvez não esteja encontrando o yafaray.
    se puder me ajudar fico muito grato. :.)

  10. Roma 01/06/2008 em 12:09 am

    Valeu pela dica. Instalei conforme indicou e está tudo legal, gostei da qualidade de meus render e dos tempo do render, em meu PC a cena acima durou 2 min
    Porém não tenho aquelas opções de materiais, na aba do yafaRay, como aparece no tutorial de uso do Blender com o yafaRay, aonde no seu exemplo aparece, vidro, parede etc…Pode me ajudar?
    Obrigado.

  11. Allan magno 18/06/2008 em 9:42 pm

    o YafaRay nao esta dando serto no meu PC,eu ja instalei o yafRay 0.9 eo yafaRay, e todos quando eu inicio o blender,tanto o 2.46 quanto o blender auterado,quando eu vo ativar o script ele fala que deu error,e que o script nao reconhecel.Oque sera que aconteceu, você poderia me ajudar.

  12. Leandro Silva Cruz 27/09/2010 em 10:48 pm

    Como eu faço para renderizar uma animmação com o Yafaray no Blender? E depois como reproduzi-las?

Deixar Um Comentário