Quando uma empresa ou profissional liberal precisa escolher uma ferramenta para trabalhar, vários fatores devem ser considerados na escolha, para que os custos do investimento sejam otimizados. No desenho técnico o assunto é tema de controvérsia. Conheço alguns profissionais que defendem ferrenhamente o uso de ferramentas como o AutoCAD, para qualquer aplicação em CAD. Lembro que há algum tempo atrás recomendei para um escritório de arquitetura, a compra do AutoCAD LT para as aplicações de desenho técnico deles. Para minha surpresa, foi oferecida para o dono do escritório a versão completa do AutoCAD, que custa quase quatro vezes mais!

O que é o AutoCAD LT? Qual a diferença para o AutoCAD? Podemos resumir da seguinte maneira as diferenças entre as duas versões:

  • O AutoCAD LT não apresenta módulo de desenho 3D, funcionando basicamente como uma plataforma para desenho técnico 2d. Isso já é suficiente para suprir as necessidades de qualquer escritório ou profissional liberal. Não são todas as pessoas que trabalham com modelagem 3d.
  • Na versão LT, as opções de scripts e plugins como o AutoLISP não estão disponíveis, apenas as ferramentas de desenho mesmo.

Junto com o lançamento do AutoCAD 2009, foi lançada uma versão LT também. Se você quiser fazer uma comparação entre as funcionalidades da ferramenta, selecionei uma série de vídeos de demonstração e tutoriais sobre o AutoCAD 2009 LT:

Os vídeos abordam as seguintes ferramentas:

  • Introdução as ferramentas do AutoCAD LT 2009
  • Barra de ferramentas para acesso rápido
  • Nova interface Ribbon
  • Barra de status
  • Propriedades rápidas
  • Visualização rápida de Layouts para impressão
  • Dicas e tooltips

Como você pode perceber, a lista de recursos e novidades do AutoCAD 2009 LT, as ferramentas de desenho 2d são praticamente iguais.

Se você tem a mesma dúvida, agora você já sabe a diferença entre as duas versões, podendo tomar uma decisão mais acertada, caso precise adquirir uma licença do AutoCAD.

Você pode estar se perguntando, por qual motivo eu não recomendei outra ferramenta para o escritório, como o ArchiCAD, Microstation ou até mesmo uma ferramenta livre? Bem, o pessoal do escritório foi bem claro, eles queriam apenas otimizar o processo de desenho deles e se atualizar nas ferramentas do AutoCAD. Migrar para outra ferramenta de desenho, mesmo que a principio, possa representar uma economia na licença, eles iriam ter custos indiretos com adaptação de hardware e treinamentos.

Como eles usavam o AutoCAD há muito tempo, todos no escritório já usam a ferramenta e dominam as ferramentas usadas no cotidiano do escritório.

Não adianta oferecer uma nova opção fantástica, sem oferecer facilidades na migração. Qualquer tipo de mudança em ambientes de produção deve ser realizada, com muito planejamento e riscos calculados, para evitar prejuízos financeiros.