Clicky

Tutorial Blender 3D: Criando árvores com o Script Trees From Curves

Continuando com uma série de artigos, sobre as novidades do Blender 2.46, hoje falo sobre um script desenvolvido para o Big Buck Bunny e que foi responsável por boa parte da vegetação que é apresentada na animação. Ainda não assisti ao vídeo, apesar de já existirem algumas versões no Vimeo e Youtube, prefiro esperar pelo meu DVD ou então o lançamento na internet para ter a melhor experiência possível.

O script em questão se chama Tree from Curves e foi desenvolvido pelo Barton Campbell, também conhecido na comunidade como Ideasman42. Ele atualizou a Wiki do Blender, adicionando um pequeno tutorial, mostrando como fazer uma árvore usando o Script. O tutorial pode ser acessado aqui nesse link.

Para facilitar ainda mais o entendimento do Script, ele disponibilizou um vídeo (39 MB) que mostra a criação de uma árvore em 3d, de maneira bem básica. O link para o download do vídeo pode ser encontrado na mesma página do tutorial.

Uma coisa interessante em relação a esse script, que eu ainda não tinha usado totalmente é o fato da topologia principal da árvore ser criada pelo artista. Por um lado, deixa mais livre a criação e por outro será uma decepção para as pessoas que gostam dos botões, que fazem tudo.

Mas então, para que serve o Script? Qual a utilidade de todas aquelas opções?

O script ajuda no detalhamento, que é a parte mais complexa mesmo na modelagem de uma árvore ou de vegetação em 3d. As formas necessárias para criar caules e galhos, são até fáceis de fazer com extrudes e as curvas do Blender, mas quando o assunto é fazer ramificações e folhas em 3d, a coisa começa a ficar mais trabalhosa.

A maneira como o Script aborda a criação das ramificações é especialmente interessante! Para criar esses objetos, você precisa elaborar uma forma que contenha o volume total das ramificações. O script então usa essa forma como um limite para os extrudes das ramificações. No vídeo, o Campbell usa esferas para criar as ramificações de uma árvore virtual. No final do vídeo, ele ainda mostra como adicionar texturas nos modelos 3d.

Aproveite esse recurso para aprender mais esse fantástico recurso do Blender 2.46, esse script é bem complexo e o vídeo ajuda bastante.

2017-04-11T10:38:28+00:00 By |Blender 3D, Blender Scripts|12 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

12 Comentários

  1. Rafael Henrique 26/05/2008 em 5:37 pm

    Onde baixo o Script ? Não achei o link…..

  2. Allan Brito 26/05/2008 em 6:54 pm

    Oi Rafael,

    Ele já vem no Blender 2.46, na pasta de scripts você deve procurar em Wizards.

  3. malcon jymmy 26/05/2008 em 6:54 pm

    eu tambem não achei

  4. Allan Brito 26/05/2008 em 6:59 pm

    Se você fez o download do Blender, na versão de instalação (EXE), ele pode não ter adicionado o Script. Faça o download da versão ZIP e ao extrair o conteúdo e executar o Blender, você encontra o Script na pasta Wizards.

  5. Reinicke 26/05/2008 em 10:37 pm

    Olá Allan.
    Muuuuito bom o artigo e e muuuito bom também o tutorial!
    Nota Dez!!

    Abraços

  6. Allan magno 26/05/2008 em 11:34 pm

    Eu baxei o video,e nao funcionou,você sabe se precisa de augum outro tipo de programa,fora o MIDIA PLAYER.Ou se esse video esta disponiveu no YOUTUBE.

  7. Rafael Henrique 26/05/2008 em 11:38 pm

    Vlw Allan, era só baixar a versão em zipada mesmo. Estranho a versão em .exe, não venho nenhum script.

  8. Allan Brito 26/05/2008 em 11:42 pm

    Use o VLC Player,

    http://www.videolan.org/vlc/

  9. Wendell Ramos 27/05/2008 em 9:31 pm

    Também tive o mesmo problema com os scripts, mas ao desinstalar e reinstalar o blender voltaram os scripts.

    Obs: deixei todas opções de instalação em default.

    Quanto ao vídeo é ao script são espetaculares, comparo a importancia dada aos fluidos, partículas entre outros.

  10. João Carlos Agostini 29/05/2008 em 11:00 pm

    Olá Allan

    Achei muito bom o script e o vídeo-tutorial. Porém, ao tentar acompanhar no Blender as ações do “professor” não consegui repetir os passos para levantar a “árvore” e nem de escalar a base e o topo. Para levantar, tenho que desabilitar o botão 3D, que ele diz ser um truque para fazer isso. Mas se faço isso, não consigo alterar a base da “árvore”, não posso escalá-la. Por fim, se volto a premer o botão 3D, o tubo desaparece e surge no lugar outra figura. O que não estou vendo? Agradeceria uma força.

  11. bestfx 30/05/2008 em 7:00 am

    Só me pareceu um gerador semi-manual de árvores.

    A Vantagem é que permite o artista personalizar sua árvore.

    Além das folhas utilizarem Dupliverts o que reduz a quantidade de polígonos e muito.

    Pelo que me parece tem como animar também.

    A desvantagem é que existem geradores automáticos que fazem de tudo e tem um banco de árvores prontas muito bom.

    Seria o caso de juntar as tecnologias ?

  12. Maylla Ferreira 07/07/2008 em 12:20 pm

    Olá Allan, muito boa tarde.

    Estou aqui para fazer lhe uma perguntinha…
    Sabes, eu nunca mexi com o blender antes, ah uns 3 dias atrás esbarrei pelo blender e achei muito interessante desde então tenho acompanhado tudo sobre o blender.

    E gostaria imenso se me pudesses ajudar, como sou nova no blender ainda não consegui fazer os downloads dos scripts que tenho procurado, agradecia desde já se me pudesses dizer-me como faço para os baixar.

    Obrigada desde já pelo seu tempo e pela sua atenção.

Deixar Um Comentário