Clicky

Kung Fu Panda: Making of e vídeos da produção

Com a chegada do meio do ano, uma série de animações e filmes baseados em computação gráfica está chegando aos cinemas. Claro que esse ano, um dos maiores destaques é o Wall-E da Pixar, que vai estrear agora no meio do ano e deve provar novamente que a Pixar é a Meca da animação, com cenários e animações primorosas, para um inexplorado, para a Pixar, ambiente espacial. Junto com o Wall-E, outra animação que promete ótimas animações e cenários é a comédia Kung Fu Panda. Eu vi o primeiro trailer dessa animação quando fui assistir ao novo Indiana Jones, fiquei bem empolgado com a qualidade da animação.

Não vou entrar em detalhes sobre a história ou enredo, o nosso negócio aqui é computação gráfica e animação. Olhando sob essa ótica, mais interessante que o trailer é o making of, de como eles produziram a animação. Para satisfazer a curiosidade de quem está estudando animação, ou tem apenas interesse em saber como é feita, encontrei uma série de vídeos curtos, que mostra o making of do Kung Fu Panda. A lista completa de vídeo pode ser encontrada aqui. Os vídeos com o making of são os últimos da lista.

Veja um exemplo:

Corra para assistir, alguns dos vídeos listados no link indicado já foram removidos por solicitação do estúdio.

No vídeo podemos identificar vários aspectos da produção, como as esculturas que servem como referência para a criação dos modelos 3d, os animaticos e storyboards pregados nas paredes do estúdio. Não consegui identificar o software 3d que eles estavam usando para a animação, talvez o Houdini.

Nos outros vídeos disponíveis no endereço indicado, ainda podemos conferir algumas sessões de gravação para a dublagem.

Infelizmente os DVDs com animações não estão mais acompanhando nenhum making of como esse, por pura redução de custo, os estúdios preferem eliminar aquele DVD de extras para vender a animação apenas. Até entendo o motivo deles, quem compra esse tipo de DVD, na sua grande maioria tem com o objetivo exclusivo fazer os seus filhos ficarem entretidos por algumas horas.

Quem sai perdendo são as pessoas que tem interesse nos aspectos técnicos da produção. Já se foi a época em que a Pixar lançava versões duplas recheadas de extras das suas animações.

Se você quiser aprender animação, sugiro fazer o download do Big Buck Bunny e dos seus arquivos de produção! Tudo gratuito e livre para exploração e estudos, mas tudo isso não aparece do nada, por isso recomendo que se você puder, compre do DVD da animação para financiar futuros projetos.

2013-07-11T09:39:56+00:00 By |Animação, Making Of|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Tiago Allen 02/06/2008 em 8:21 am

    Excelente, será que no DVD poderia vir esse tipo de extra ?

  2. Allan Brito 02/06/2008 em 9:06 am

    Muito difícil, aproveite esses vídeos da web mesmo.

  3. Ronaldo Passos 17/06/2008 em 7:10 am

    Uma boa idéia seria as produtoras disponibilizarem os extras pra dowload nos seus próprios sites hein!

    não perderíamos tanto com a falta dos extras nos DVD’s

    hoje em dia eu tenho preferencia em alugar filmes com extras… quando não vem nada, eu ja fico meio assim… esperando por algo a mais.

    é a vida! hehehe

  4. […] você queira assistir aos vídeo, recomendo visitar esse artigo em que indiquei o material ainda no meio do ano, antes mesmo que a animação fosse […]

  5. Vítor Fulgêncio 12/12/2012 em 8:47 am

    Para animaçao eles usam um software proprietario chamado Emotion.

Deixar Um Comentário