Com a chegada do meio do ano, uma série de animações e filmes baseados em computação gráfica está chegando aos cinemas. Claro que esse ano, um dos maiores destaques é o Wall-E da Pixar, que vai estrear agora no meio do ano e deve provar novamente que a Pixar é a Meca da animação, com cenários e animações primorosas, para um inexplorado, para a Pixar, ambiente espacial. Junto com o Wall-E, outra animação que promete ótimas animações e cenários é a comédia Kung Fu Panda. Eu vi o primeiro trailer dessa animação quando fui assistir ao novo Indiana Jones, fiquei bem empolgado com a qualidade da animação.

Não vou entrar em detalhes sobre a história ou enredo, o nosso negócio aqui é computação gráfica e animação. Olhando sob essa ótica, mais interessante que o trailer é o making of, de como eles produziram a animação. Para satisfazer a curiosidade de quem está estudando animação, ou tem apenas interesse em saber como é feita, encontrei uma série de vídeos curtos, que mostra o making of do Kung Fu Panda. A lista completa de vídeo pode ser encontrada aqui. Os vídeos com o making of são os últimos da lista.

Veja um exemplo:

Corra para assistir, alguns dos vídeos listados no link indicado já foram removidos por solicitação do estúdio.

No vídeo podemos identificar vários aspectos da produção, como as esculturas que servem como referência para a criação dos modelos 3d, os animaticos e storyboards pregados nas paredes do estúdio. Não consegui identificar o software 3d que eles estavam usando para a animação, talvez o Houdini.

Nos outros vídeos disponíveis no endereço indicado, ainda podemos conferir algumas sessões de gravação para a dublagem.

Infelizmente os DVDs com animações não estão mais acompanhando nenhum making of como esse, por pura redução de custo, os estúdios preferem eliminar aquele DVD de extras para vender a animação apenas. Até entendo o motivo deles, quem compra esse tipo de DVD, na sua grande maioria tem com o objetivo exclusivo fazer os seus filhos ficarem entretidos por algumas horas.

Quem sai perdendo são as pessoas que tem interesse nos aspectos técnicos da produção. Já se foi a época em que a Pixar lançava versões duplas recheadas de extras das suas animações.

Se você quiser aprender animação, sugiro fazer o download do Big Buck Bunny e dos seus arquivos de produção! Tudo gratuito e livre para exploração e estudos, mas tudo isso não aparece do nada, por isso recomendo que se você puder, compre do DVD da animação para financiar futuros projetos.