Você está estudando computação gráfica, modelagem 3d ou assuntos relacionados com 3d? Então o link que vou recomendar nesse artigo, pode ser de grande ajuda para os seus estudos. Ultimamente tenho encontrado ótimos textos publicados em web sites de universidades ao redor do mundo, geralmente é fruto dos estudos de algum aluno interessado em computação gráfica, que escreve um artigo científico sobre o assunto e publica no web site da universidade.

Quem ganha com isso somos nós, que queremos saber cada vez mais sobre 3d e computação gráfica.

ThumpyWires

O artigo tem como título “Short Course in Computer Modeling“, sendo de autoria de Chris Sharp. O material aborda exclusivamente modelagem 3d e a construção dos modelos, com opções relacionadas com topologia e seleção de faces, arestas e vértices.

As ilustrações do artigo são ótimas também, o autor faz uso de imagens com referências a atlas de anatomia humana, escultura e fotos de produção para vários filmes famosos.

Para que você tenha uma idéia do que o artigo aborda, veja uma lista resumida com os assuntos abordados:

  1. Introdução
  2. Tipos de geometria
  3. Superfícies geométricas
  4. Tipos e técnicas de modelagem
  5. Dicas para modelagem e manipulação de modelos 3D
  6. Glossário de termos sobre computação gráfica
  7. Conclusão

Dentre todos esses tópicos, recomendo em particular os itens 3, 4 e 5 que apresentam dicas valiosas para quem está começando. Se você tem experiência na modelagem, pode conseguir no artigo um ótimo referencial teórico também.

Quer ver um exemplo, de como esse tipo de artigo pode ajudar iniciantes e pessoas experientes? No tópico 5, a primeira linha de texto é “Coisas para pensar antes de começar a modelar”. Ele faz questionamentos como:

  • Meu modelo 3d deve sofrer alguma deformação?
  • Qual é a menor distância da câmera para o meu modelo 3d?
  • Eu tenho as imagens de referência necessárias para começar a modelagem?

Essas são apenas algumas das perguntas, no texto o autor lista várias perguntas extras.

Não preciso dizer que essa parte do texto já é leitura obrigatória para as minhas aulas.

Eu sei que o artigo é em inglês, mas encare isso como mais um incentivo para estudar e começar ao menos a ler textos em inglês. Para quem ainda tem resistência, ao menos leia essa versão com tradução automática do Google, mas se prepare para ler um texto todo quebrado e sem seqüência narrativa perfeita.