Um software de modelagem muito famoso aqui no Brasil é o Rhinoceros, também chamado de Rhino 3D. Ele é basicamente uma ferramenta de modelagem, fundamentado na criação de curvas e superfícies NURBS, que permitem a ferramenta criar modelos 3d com curvas e superfícies extremamente complexas, com relativa facilidade. O Rhino é muito utilizado por profissionais que trabalham com desenho industrial, pela sua facilidade em modelar formas complexas e curvas. Para algumas atividades, ferramentas que trabalham com subdivisão não conseguem criar superfícies com a suavidade e precisão que algumas ferramentas, com o Rhino 3D conseguem criar.

Se você nunca usou o Rhino, veja esse ótimo tutorial que mostra como modelar o banco de um carro, usando as suas ferramentas de modelagem por curvas.

Já precisei ministrar uma aula de Rhino há muito tempo atrás, para uma turma de estudantes que queria fazer design de produtos em 3D. Devo dizer que a transição para o Rhino foi simples, pois ele usa vários elementos de ferramentas com o 3ds Max e o AutoCAD, ferramentas que são relativamente comuns para quem estuda computação gráfica, ao menos eram para mim.

As semelhanças com o AutoCAD são óbvias, repare na parte superior do vídeo apresentado que o Rhino tem uma linha de comando, então para quem já usa o AutoCAD para modelar em 3d, vai encontrar facilidade em usar o Rhino.

Com o 3ds Max, podemos encontrar semelhanças na interface e em alguns atalhos de visualização. Repare que o desenho da interface é parecido, só falta à tradicional barra vertical na direita.

Agora vem a parte não tão divertida do Rhino, ele é pago e não apresenta nenhum tipo de incentivo para pessoas que queiram apenas estudá-lo. Os estudantes interessados precisam pagar a licença de 195 dólares e profissionais 995. Com essa política não muito amigável, eles sobrevivem apenas porque tem uma ferramenta poderosa para designers.

Poe que motivo você poderia estar interessado em tutoriais sobre Rhino 3D? Praticamente todas as suítes 3d apresentam ferramentas de modelagem por superfícies NURBS, podemos listar várias com o exemplo:

  • Blender 3D
  • 3ds Max
  • Maya
  • Softimage XSI

Essas são apenas algumas das ferramentas, mesmo que tenham péssima fama com o NURBS, como no caso do 3ds Max, podemos aproveitar os tutoriais criados no Rhino para tentar reproduzir os modelos e técnicas em outros softwares. Ainda é difícil encontrar bons tutoriais sobre modelagem com curvas, para a maioria desses softwares, os artistas hoje em dia só se interessam em modelar por subdivisão.

Então temos que aproveitar essas oportunidades para aprender mais sobre esse tipo de diferente de modelagem.

Assim que encontrar mais tutoriais sobre o Rhino e modelagem via NURBS, publico aqui no blog.