Esse recurso é para os usuários interessados em aprender a usar o Maya da Autodesk, no final de semana estava fazendo uma pesquisa para escrever um texto sobre animação e acabai encontrando um web site que agrega tutoriais para o Maya. O site tem simplesmente mais de 80 tutoriais listados em ordem alfabética, levando para outros endereços que oferecem tutoriais sobre diversos assuntos relacionados com o Maya.

Claro que nem todos os tutoriais valem uma visita, mas alguns deles se destacam na lista. Antes de mais nada, para acessa a lista de tutoriais, visite esse endereço.

Learning Autodesk Maya 2008

Quais são os tutoriais mais importantes? Isso vai depender de cada um, se você tem mais deficiência ou curiosidade em uma área específica, recomendo que consulte os tutoriais da área específica. Mas, como a grande maioria dos tutoriais disponíveis na web é relacionada à modelagem, recomendo que você dê preferência para os que abordam:

  • Animação
  • Efeitos especiais
  • Partículas
  • Scripts em MEL

Dentre os tutoriais, recomendo os que falam sobre animação de tecla de piano com Rigid Body, outro muito legal é uma análise da animação Toy Story da Pixar. O artigo analisa os aspectos relacionados com a animação. Ainda na animação, um tutorial ensina como fazer um personagem apanhar um objeto do chão, uma das tarefas mais simples em animação, mas que muita gente ainda tem dificuldade em executar.

Na parte de iluminação, um tutorial muito interessante é o Lighting in Layers, ou “Iluminando em camadas” que ensina técnicas avançadas de iluminação.

Mesmo sendo da Autodesk, o Maya ainda é uma das ferramentas mais democráticas para se aprender, dentre as suítes 3D proprietárias. A Autodesk felizmente mantém o programa de aprendizagem pessoal do Maya, permitindo que estudantes e entusiastas de computação gráfica possam fazer o download do Maya, versão Personal Learning Edition de maneira legal, para fins de estudo. Para os interessados em aprender o Maya, essa é a melhor opção para avaliar uma possível compra da licença.

A política deles é totalmente diferente paras as suas duas estrelas, o 3ds Max e o AutoCAD que só podem se avaliados nos famosos testes por 30 dias.