Se você é leitor assíduo aqui do Blog, já deve ter lido textos em que comento uma direção inevitável da animação 3d, que é o mercado de jogos. Mas não da maneira como conhecemos hoje, mas sim na forma de animações interativas, com aplicações nas mais diversas áreas, além claro do tradicional entretenimento. Sempre estou falando sobre a game engine do Blender 3D e recentemente do Crystal Space também. Mas, qual é a melhor Game Engine existente hoje? Para responder a essa pergunta, falei com alguns desenvolvedores de jogos e todos foram unânimes, hoje a game engine mais poderosa em termos visuais no mercado é a CryEngine 2.

Para quem não conhece, a CryEngine 2 é a engine responsável pelos impressionantes gráficos do jogo Crysis. Devo confessar que não tinha visto os gráficos desse jogo, rodando em um computador com uma GeForce 8800 GT ainda, e quando presenciei os gráficos com Ambient Occlusion em tempo real, fiquei impressionado!

Quer ter uma idéia de como funciona? Veja esse vídeo com uma demonstração do jogo:

crysis gameplay custom maps HD DX10 VERY HIGH from matt mil on Vimeo.

Agora, o que me chamou mesmo a atenção não foi à qualidade dos gráficos. Isso não influencia muito o nosso trabalho como artistas 3d, mas o editor que acompanha a CryEngine sim, me deixou intrigado. O que acontece é o seguinte, a CryEngine tem um editor de cenários e fases para o jogo Crysis chamado de Sandbox2. Esse editor usa todo o poder da Engine para proporcionar ao artista, edição 3d com iluminação, texturas e efeitos em tempo real. É quase como se você estivesse editando uma imagem renderizada.

O mais legal do sistema é que ele usa a GPU (Processador gráfico) para fazer os cálculos e não a CPU. O Modo, da Luxology permite fazer edição em imagens renderizadas, mas ele usa a CPU e demanda grande poder de processamento. Bem, não que uma GeForce 8800 GT seja barata mas é um caminho a ser seguido.

Quer ter uma idéia de como funciona o Sandbox2? Veja esse vídeo em que a sua interface é explicada. Repare que ele se parece muito com uma suíte 3d, mas com os gráficos sendo exibidos em tempo-real:

Impressionante não é?

Conhecer esse tipo de ferramenta é importante, em um futuro não muito distante as ferramentas 3d com o Blender 3D, Maya, 3ds Max e outros podem começar a usar o mesmo princípio para agilizar a produção de material 3d.

Para finalizar o artigo, esse vídeo é interessante. Ele mostra de maneira bem explicada, todos os tipos de elementos de um jogo e de uma Game Engine, além de demonstrar todo o potencial da CryEngine. Todas as animações foram realizadas com a CryEngine. Repare na parte inicial do vídeo, em que aparece uma vegetação rasteira, sofrendo a influência do vento. Sim, aquilo é 3d em tempo real, nada de animação renderizada.

CRYSIS: CryENGINE™ 2 Character Pipeline Advances from Mucca_Pazza on Vimeo.

Para maiores informações sobre essa Engine, recomendo visitar a página da CryEngine 2 na Wikipédia, a página tem uma excelente quantidade de links para tutoriais e a documentação da Engine.