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Download gratuito de texturas para ambientes 3D

Se tem uma coisa que nunca é demais ter a mostra, é uma grande quantidade de texturas para usar nas suas cenas e modelos 3d. Sempre que encontro um link para alguma coleção de texturas publico aqui. No final de semana estava visitando os fóruns da NewTek para visualizar algumas animações produzidas com o LightWave, quando encontrei uma mensagem muito legal de um artista que usa LightWave, ele simplesmente disponibilizou três pacotes de texturas de produção própria para qualquer pessoa copiar.

Como ele fez as texturas? Simples, ele pegou uma câmera digital e começou a andar pelas ruas próximas de sua residência e tirou fotos de todas as superfícies que pudessem ser aproveitadas como texturas. Os arquivos com as texturas podem ser copiados nesse link.

Qual a resolução das texturas? Existe uma pequena variação nos arquivos, mas na maioria das imagens a resolução é muito boa. Algumas têm aproximadamente 1200 pixels de largura e outras chegam até quase 2000 pixels.

Veja um exemplo:

Aplicar texturas em um ambiente 3d pode ser fundamental, para literalmente transformar um ambiente. Lembra que eu comentei sobre os cursos a distância? Estou trabalhando no curso de Blender e Indigo para visualização de projetos, e o curso todo se baseia na realização de exercícios.

Um dos ambientes que pretendo utilizar no curso é esse:

Essa é uma tela do Blender, com o ambiente em wireframe. Claro que ele ainda vai apresentar mais detalhes, a imagem apenas ilustra o ambiente.

Bem, veja agora uma renderização preliminar desse ambiente, com algumas diferenças na disposição dos modelos, mas sem nenhuma textura aplicada.

Apesar da qualidade da iluminação ser muito boa, o ambiente parece muito frio. Com a adição de texturas em algumas das superfícies, o ambiente fica assim:

O resultado é outro, as texturas passam uma sensação de realismo muito maior para a imagem, fazendo com que a iluminação e as superfícies passem a impressão de realismo.

Essa imagem foi produzida já faz alguns dias, provavelmente devo começar a gravar os vídeos para lançar o curso nesse final de semana. Assim que estiver pronto eu aviso aqui.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Rodrigo Santiago 06/06/2008 em 9:02 pm

    Realmente, uma boa iluminação + um bom shading/texturização, eleva qualidade de qualquer cena.
    Muito boa a dica. Estou aguardando o curso, capricha!
    Abração.

  2. Otávio 07/06/2008 em 3:45 pm

    Allan,

    O que você usou para renderizar a cena, Indigo, YafRay…?

  3. Claudio 08/06/2008 em 11:16 pm

    O indigo tem uma gama bem maior de usuários porque ele exporta para todas ferramentas 3d isso abrange uma comunidade bem maior e exigente fazendo que o produto se eleve na qualidade.

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