Clicky

Novo livro e Blog sobre Blender 3D para visualização arquitetônica

Mais um livro de Blender está chegando ao mercado, dessa vez o assunto principal dele é a representação de projetos arquitetônicos. Quem escreveu? Eu! Sim, o meu último projeto envolvendo um livro de Blender foi finalizado e lançado no final do último mês. O livro que se chama “Blender 3D Architecture, Buildings, and Scenery“, como você está percebendo pelo título o livro foi escrito em língua inglesa. Acabei tomando coragem e parti para a elaboração de um livro com quase 350 páginas em inglês.

Tudo começou na metade do último ano, quando entrei em contato com o pessoal da Packt para verificar se eles tinham interessem em publicar o Guia do Usuário em inglês. Eles acabaram desistindo da idéia, até porque a própria fundação Blender estava para lançar um guia próprio para o Blender.

Foi quando eles me fizeram uma proposta para escrever um título inédito. Conversando com o editor, chegamos à idéia da visualização arquitetônica. Sendo assim, em Julho de 2007 eu iniciei o processo de produção que perdurou até Março.

O que me levou a escrever um livro em inglês? Eu queira muito escrever mais um livro sobre Blender, além disso, achei interessante o desafio de escrever um livro em outra língua. Estou sempre escrevendo artigos para a BlenderNation, mas são textos curtos com no máximo 200 palavras. A idéia de produzir um livro com mais de 300 páginas em inglês me motivou bastante.

Quando você tem um desafio tão grande com o esse, é preciso se esforçar um pouco mais e testar os seus limites. Eu sei que isso parece assunto de palestra de auto-ajuda, mas é a sensação que eu tive ao escrever o livro.

O que tem de diferente nesse livro? Veja um breve sumário:

  • Modelagem 3d para arquitetura
  • Modelagem de detalhes arquitetônicos
  • Modelagem de mobiliário
  • Iluminação para arquitetura
  • Animação interativa (Game Engine)
  • Pós-produção de imagens com Gimp

Com a finalização desse projeto, fiquei disponível para dedicar tempo a outros projetos. Por exemplo, meu sistema de cursos a distância está “abandonado”, mas estou trabalhando essa semana no material do próximo curso, que prometi ainda em fevereiro, e acabai não finalizando.

Junto com o livro, lancei um novo Blog chamado de Blender 3D Architect. Nele pretendo falar apenas sobre o uso do Blender para visualização de projetos arquitetônicos. Não se preocupe, continuarei publicando os textos aqui também, na verdade lá eu pretendo publicar versões em inglês dos artigos que escrevo aqui.

Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu no meu trabalho. Eu mudei de faculdade, comecei a trabalhar em uma instituição de ensino muito maior aqui em Recife, meu horário de trabalho ficou muito mais restrito, por isso não tive mais tempo para me dedicar a outros projetos, mas agora eu aprendi a lição e estou me disciplinando para aproveitar ao máximo o meu tempo.

Quem sabe em dois anos, posso até dizer que sou escritor? Essa é uma carreira que me interessa muito. O próximo desafio que vou encarar agora, como forma de me disciplinar é lançar mais dois títulos até o final do ano. Isso mesmo! Quero tentar desenvolver mais dois projetos até o final do ano. Além dos livros, outra meta difícil de atingir, mas que tentarei seguir é o lançamento de dois cursos por mês, sendo um gratuito e outro com acesso mediante assinatura.

2017-04-11T10:38:26+00:00 By |Blender 3D, Livros|17 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

17 Comentários

  1. Yorik 06/06/2008 em 5:47 pm

    Parabens Allan, foi um trabalho impressionante… Tomar que esse livro seja um sucesso!
    Um abraço
    Yorik

  2. Diego 06/06/2008 em 6:53 pm

    Parabéns Allan.

    Consigo comprar uma cópia autografada direto com o autor?

    []’s

  3. Roma 06/06/2008 em 7:55 pm

    Está disponível para compra aonde?
    Obrigado

  4. Reinicke 06/06/2008 em 8:23 pm

    Parabéns pelo novo livro Allan!!! \º/
    Não tenho conhecimento algum sobre arquitetura,… mas lhe desejo muito sucesso com esta nova publicação.

    Um grande abraço

  5. Rodrigo Santiago 06/06/2008 em 8:40 pm

    Poxa Allan, era o que eu estava precisando… Vai ter tradução para o português dele?!?! Onde acho pra comprar aqui no Brasil?
    Parabéns pelo projeto!
    []

  6. Otávio 06/06/2008 em 9:50 pm

    Parabéns Allan…mais um livro seu pra eu comprar, hehe…

    Mas, você tem planos para fazer em em português?

  7. Jonatas 07/06/2008 em 12:49 am

    Parabéns pelo livro e ele só está disponivel para ser comprado no exterior?
    Por que ai demora pra caramba pra ser entregue.
    abs

  8. Leandro 07/06/2008 em 7:52 am

    Olá,
    Parabéns pelo livro! Acredito que é realmente uma grande contribuição para a utilização do blender em arquitetura. Com certeza vou pedir uma cópia, mas só para saber, alguma previsão de publicá-lo em português?

  9. Henrique Zorzan 07/06/2008 em 8:41 am

    Ola Allan! Parabéns e de certeza vai ser um sucesso! 😉

  10. Elias 07/06/2008 em 8:50 am

    Fala ae!!!
    Meus parabens por mais um projeto concluido.
    Tem planos para este livro ser publicado em portugues???
    E boa sorte com o livro.

  11. Marcos Bandeira 07/06/2008 em 10:38 am

    Como vai Allan?
    Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido no seu blog. Acompanho-o diariamente.
    Olha só, sou professor na área de representação gráfica (manual e digital) na Unversidade de Fortaleza e na Faculdade Integrada do Ceará e usuário do Blender desde sua versão 2.3. Já tenho seu primeiro livro e gostaria de saber quando este novo estará disponível em lojas brasileiras porque se for demorar já estou com o mouse aqui engatilhado na amazon.com 🙂
    Dois outros assuntos talvez sejam de seu interesse. Tenho um site de apoio das minhas disciplinas (www.marcosbandeira.arq.br) e estou concluindo um artigo cujo título é “Modelagem Tridimensional com Software Opensource” no qual uso o Blender, o Inkscape e o Gimp como referenciais. O site está em reformulação, mas está disponível, já o artigo, só poderei disponibiliza-lo em breve.
    Depois, se possível, poderíamos trocar idéias sobre esses dois pontos. Um abraço e mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho.

  12. João Carlos Agostini 07/06/2008 em 10:57 am

    Olá

    Parabéns pela dupla conquista. A pessoal pelo desafio de escever um livro em inglês. E a profissional, por têr uma obra sua publicada no exterior. Espero que lhe renda bons frutos.

    Mas devo também apontar para o fato de que o mercado deles, cheio de livros técnicos de qualdiade, que facilita enormemente a aprendizagem deles, recebe mais uma boa publicação, enquanto a nós, só nos resta a aprender inglês, e a continuar a ver tudo o que se refere a tecnologia como um aprendizado exclusivo das elites (endinheiradas ou pela capacidade intelecutal do sujeito).

    Um abraço.

  13. Thiago Sá 07/06/2008 em 12:59 pm

    Entendo o motivo por não ter retornado e-mails e comentários ultimamente. Realmente, escrever demanda tempo, parabéns! Pensei em sugerir que escrevesse sobre o tema, pois desejava um livro sobre visualização arquitetônica 3D em português – possuo um livro de Brian Smith em Inglês.

    Meu desejo foi atendido, em parte, porque o livro está em inglês, mas não importa, risos… Desejo saber: Este somente pode ser adquirido através da Amazon, estará disponível em lojas nacionais? Há previsão de uma versão em português? Grato!

  14. […] post e em seu Blog, Allan conta o motivo de ter escrito o livro em […]

  15. fabs 08/06/2008 em 1:59 pm

    Oi Alan, parabéns! Excelente tua abordagem mais aprofundada sobre o Blender na maquetaria eletrônica, realmente estava faltando documentação nesta área. Alguma perspectiva para o livro ser publicado em português?

  16. thiago kolb 08/06/2008 em 7:29 pm

    allan voce pretende publica esse livro aqui e pt-br??

    t+

  17. Allan Brito 15/06/2008 em 12:20 pm

    Oi pessoal,

    Obrigado pelas felicitações, estou realmente orgulhoso do projeto. Tenho planos para traduzir o livro sim, o próprio pessoal da editora tem livros traduzidos para várias linguas.

    Só preciso de um tempinho para trabalhar no projeto! 🙂

    Acho que em breve o pessoal da livraria cultura deve estar vendendo ele aqui no Brasil, caso contrário só pelo web site da editora mesmo.

Deixar Um Comentário