Mais um livro de Blender está chegando ao mercado, dessa vez o assunto principal dele é a representação de projetos arquitetônicos. Quem escreveu? Eu! Sim, o meu último projeto envolvendo um livro de Blender foi finalizado e lançado no final do último mês. O livro que se chama “Blender 3D Architecture, Buildings, and Scenery“, como você está percebendo pelo título o livro foi escrito em língua inglesa. Acabei tomando coragem e parti para a elaboração de um livro com quase 350 páginas em inglês.

Tudo começou na metade do último ano, quando entrei em contato com o pessoal da Packt para verificar se eles tinham interessem em publicar o Guia do Usuário em inglês. Eles acabaram desistindo da idéia, até porque a própria fundação Blender estava para lançar um guia próprio para o Blender.

Foi quando eles me fizeram uma proposta para escrever um título inédito. Conversando com o editor, chegamos à idéia da visualização arquitetônica. Sendo assim, em Julho de 2007 eu iniciei o processo de produção que perdurou até Março.

O que me levou a escrever um livro em inglês? Eu queira muito escrever mais um livro sobre Blender, além disso, achei interessante o desafio de escrever um livro em outra língua. Estou sempre escrevendo artigos para a BlenderNation, mas são textos curtos com no máximo 200 palavras. A idéia de produzir um livro com mais de 300 páginas em inglês me motivou bastante.

Quando você tem um desafio tão grande com o esse, é preciso se esforçar um pouco mais e testar os seus limites. Eu sei que isso parece assunto de palestra de auto-ajuda, mas é a sensação que eu tive ao escrever o livro.

O que tem de diferente nesse livro? Veja um breve sumário:

  • Modelagem 3d para arquitetura
  • Modelagem de detalhes arquitetônicos
  • Modelagem de mobiliário
  • Iluminação para arquitetura
  • Animação interativa (Game Engine)
  • Pós-produção de imagens com Gimp

Com a finalização desse projeto, fiquei disponível para dedicar tempo a outros projetos. Por exemplo, meu sistema de cursos a distância está “abandonado”, mas estou trabalhando essa semana no material do próximo curso, que prometi ainda em fevereiro, e acabai não finalizando.

Junto com o livro, lancei um novo Blog chamado de Blender 3D Architect. Nele pretendo falar apenas sobre o uso do Blender para visualização de projetos arquitetônicos. Não se preocupe, continuarei publicando os textos aqui também, na verdade lá eu pretendo publicar versões em inglês dos artigos que escrevo aqui.

Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu no meu trabalho. Eu mudei de faculdade, comecei a trabalhar em uma instituição de ensino muito maior aqui em Recife, meu horário de trabalho ficou muito mais restrito, por isso não tive mais tempo para me dedicar a outros projetos, mas agora eu aprendi a lição e estou me disciplinando para aproveitar ao máximo o meu tempo.

Quem sabe em dois anos, posso até dizer que sou escritor? Essa é uma carreira que me interessa muito. O próximo desafio que vou encarar agora, como forma de me disciplinar é lançar mais dois títulos até o final do ano. Isso mesmo! Quero tentar desenvolver mais dois projetos até o final do ano. Além dos livros, outra meta difícil de atingir, mas que tentarei seguir é o lançamento de dois cursos por mês, sendo um gratuito e outro com acesso mediante assinatura.