Muitos animadores iniciantes se inspiram em filmes de sucesso, ou que tenha relação com personagens carismáticos, com o os recentes filmes de super-heróis para se inspirar. Muitos dos meus alunos me perguntam em sala, como reproduzir aqueles efeitos e animações em 3d, produzidas para filmes recentes como Homem Aranha 3 ou Quarteto Fantástico. Claro que eu digo a eles que esse tipo de efeito é muito complexo e envolve várias pessoas, que trabalhando em equipe conseguem animações e efeitos tão complexos. Geralmente eles desistem quando eu explico a dinâmica da animação que a ILM usou no Transformers e a quantidade de peças móveis que os animadores tiveram que manipular.

Antes de partir para animações tão complexas, recomendo sempre aos meus alunos para caprichar nos animatics, pois esse é um mercado promissor e que requer menos poder de processamento e finalização na animação. Quer ter uma idéia de como funcionam esses animatics em filmes? Veja essa ótima demonstração dos animatics para o filme do Homem de ferro. O vídeo foi gentilmente publicado pelo Pixel Liberation Front.

Repare que depois de assistir ao vídeo, fica ainda mais clara a complexidade em se fazer esse tipo de animação. O animatic serve para verificar vários aspectos da animação:

  • Seqüência narrativa
  • Posição e enquadramento da câmera
  • Tempo da animação
  • Montagem da cena

Todos esses itens podem ser avaliados, sem que a equipe principal de animação precise fazer a finalização dos modelos mais complexos, trabalhar na pós-produção e outros. Repare que até os modelos 3d estão mais simplificados, claro que para um iniciante ainda é complicado, mas qualquer pessoa com conhecimentos intermediários de modelagem consegue criar essas formas.

Acho que isso justifica a necessidade de criar esse tipo de material, antes de iniciar qualquer fase de produção final em animação.

Como parte do desenvolvimento profissional de qualquer pessoa envolvida com computação gráfica, trabalhar com animatics pode ser uma ótima maneira de começar a trabalhar para empresas estrangeiras.

A indústria do cinema está seguindo os passos de outros segmentos e buscando mercados mais baratos, para produzir seus filmes e animações. Muitas empresas hoje terceirizam serviços em países como Índia, a indústria do cinema já transferiu boa parte das suas produções para a Austrália e Nova Zelândia.

O que eu quero dizer com isso é você deve ficar atento as oportunidades, pois logo essa onda de terceirização pode nos favorecer, aqui abaixo da linha do equador. Quem sabe isso não seja uma ótima desculpa para estudar inglês?