Clicky

Animatics e pré-visualização do Homem de Ferro

Muitos animadores iniciantes se inspiram em filmes de sucesso, ou que tenha relação com personagens carismáticos, com o os recentes filmes de super-heróis para se inspirar. Muitos dos meus alunos me perguntam em sala, como reproduzir aqueles efeitos e animações em 3d, produzidas para filmes recentes como Homem Aranha 3 ou Quarteto Fantástico. Claro que eu digo a eles que esse tipo de efeito é muito complexo e envolve várias pessoas, que trabalhando em equipe conseguem animações e efeitos tão complexos. Geralmente eles desistem quando eu explico a dinâmica da animação que a ILM usou no Transformers e a quantidade de peças móveis que os animadores tiveram que manipular.

Antes de partir para animações tão complexas, recomendo sempre aos meus alunos para caprichar nos animatics, pois esse é um mercado promissor e que requer menos poder de processamento e finalização na animação. Quer ter uma idéia de como funcionam esses animatics em filmes? Veja essa ótima demonstração dos animatics para o filme do Homem de ferro. O vídeo foi gentilmente publicado pelo Pixel Liberation Front.

Repare que depois de assistir ao vídeo, fica ainda mais clara a complexidade em se fazer esse tipo de animação. O animatic serve para verificar vários aspectos da animação:

  • Seqüência narrativa
  • Posição e enquadramento da câmera
  • Tempo da animação
  • Montagem da cena

Todos esses itens podem ser avaliados, sem que a equipe principal de animação precise fazer a finalização dos modelos mais complexos, trabalhar na pós-produção e outros. Repare que até os modelos 3d estão mais simplificados, claro que para um iniciante ainda é complicado, mas qualquer pessoa com conhecimentos intermediários de modelagem consegue criar essas formas.

Acho que isso justifica a necessidade de criar esse tipo de material, antes de iniciar qualquer fase de produção final em animação.

Como parte do desenvolvimento profissional de qualquer pessoa envolvida com computação gráfica, trabalhar com animatics pode ser uma ótima maneira de começar a trabalhar para empresas estrangeiras.

A indústria do cinema está seguindo os passos de outros segmentos e buscando mercados mais baratos, para produzir seus filmes e animações. Muitas empresas hoje terceirizam serviços em países como Índia, a indústria do cinema já transferiu boa parte das suas produções para a Austrália e Nova Zelândia.

O que eu quero dizer com isso é você deve ficar atento as oportunidades, pois logo essa onda de terceirização pode nos favorecer, aqui abaixo da linha do equador. Quem sabe isso não seja uma ótima desculpa para estudar inglês?

2017-04-11T10:38:25+00:00 By |Animação, Making Of|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Maxwell Barbosa Mdeiros 09/06/2008 em 3:31 pm

    É consenso entre os brasileiros que trabalham em animação, que saber o ingl|ês é fundamental.

  2. Victor Phellipe 09/06/2008 em 3:55 pm

    Lógico! Ainda mais na area de 3D… Mas eu não posso falar nada, não sei de muita coisa!
    Saindo um pouco do assunto… Allan Brito, onde você consegue materiais de alguns Making Of de filmes? Acho muito interessante saber como, onde e em qual programa foi feito alguns filmes e, na maioria das vezes, quando procuro acabo desistindo pois não acho!

    Obrigado

  3. Allan Brito 09/06/2008 em 4:02 pm

    Mas,

    Infelizmente ainda existem pessoas que querem material e softwares em português. 🙁

    Claro que é importante valorizar a língua portuguesa, mas tem horas que é preciso expandir os horizontes.

  4. Victor Phellipe 09/06/2008 em 4:05 pm

    Allan… Me desculpe a ignorância. Cometi um grave pré-conceito para com seu tópico. Na verdade seu tópico não fala sobre Making Of, e sim sobre o planejamento, vamos dizer assim, do filme. E depois pensando aqui com meus parafusos, pensei que os Making Of’s vem somente no DVD.
    Peço desculpas.

  5. Allan Brito 09/06/2008 em 4:07 pm

    Oi Victor,

    Ai depende. Eu fico verificando vários fóruns e web sites sobre computação gráfica. De vez em quando eu acho alguma notícia como essa. Outras vezes são leitores aqui do blog que me indicam os links.

  6. Reinaldo 09/06/2008 em 6:40 pm

    Boa noite pessoal,
    quando eu vi esse artigo não pude deixar de lembrar de um video que eu vi no Youtube… não sei se é oficial, mas se trata animatic do curta Big Buck Bunny… o link é http://www.youtube.com/watch?v=NhfPuScGePA

    Abraços

  7. […] tinha escrito um artigo sobre a pré-visualização do homem de ferro, mas esse material é muito […]

Deixar Um Comentário