Depois de muito tempo, nesse último final de semana consegui finalmente terminar de ler o livro Modelando personagens com o Blender 3D, que foi escrito pelo Fernando Reinicke. A demora em ler o livro, foi por pura falta de tempo e não porque o livro fosse difícil ou complicado. Muito pelo contrário, desde as primeiras páginas já é possível perceber que ele é de fácil leitura. Então, quero pedir desculpas ao Reinicke pela demora, mas como havia prometido, aqui está à análise.

Em primeiro lugar, não se engane pelo título. O livro é sobre modelagem 3D, e apenas isso. Você não vai encontrar nos capítulos muitas informações sobre iluminação, materiais e animação. O foco do livro é na modelagem de personagens! Isso é ruim? Claro que não, até porque a fase de modelagem é a primeira que um artista precisa dominar para partir para os materiais, iluminação e outros. Seria complicado estudar iluminação, materiais, texturas e animação sem ter um modelo 3d pronto.

Agora que já falei sobre o foco na modelagem, podemos partir para os assuntos do livro. O Reinicke fez uma escolha muito feliz na metodologia usada para os tutoriais e exercícios do livro. Ele um método chamado de “Aprendizagem baseada na resolução de problemas”, em que ele contextualiza um problema e mostra como resolver o mesmo. Por exemplo, ele apresenta o problema o desafio de modelar um rosto, e mostra os passos necessários para criar o modelo.

Blender 3D - Modelagem Personagens

Quem trabalha com educação profissional, sabe que esse método de ensino é extremamente eficiente, pois elimina a parte teórica da explicação, partindo direto para a contextualização e resolução.

O livro é dividido em três partes, que resultam na produção de três modelos relacionados com personagens respectivamente:

  • Parte I – A modelagem como uma brincadeira: Essa parte engloba os capítulos do 1 ao 8, nele o livro mostra o funcionamento de algumas ferramentas básicas do Blender e leva o leitor a criar um simpático modelo de alienígena. Nada muito complexo para começar, a topologia do modelo é simples, mas mostra bem o que é possível fazer com as técnicas e ferramentas do Blender. Acredito que o objetivo é apresentar ao leitor as técnicas de modelagem, com algo relativamente simples, o que em minha opinião é realizado sem maiores problemas.
  • Parte II – Criando um personagem completo: Aqui a coisa já começa a ficar um pouco mais complexa, o autor ensina a criar um personagem completo. Na primeira parte, apenas a cabeça do personagem foi criada, mas nessa segunda parte o Reinicke mostra as técnicas para modelar partes como tronco, membros e dedos. Ao final do capítulo 12, você terá modelado um personagem completo.
  • Parte III – Construindo uma cabeça realista a partir de um Plano: Pronto, o grande final do livro eleva o nível de complexidade do assunto, mostrando como criar uma cabeça realista. Mesmo que você já tenha experiência com modelagem, vai gostar das orientações existentes nesse capítulo. O autor detalha a criação de topologias complexas como a orelha humana, de maneira muito fácil. A abordagem dessa modelagem é inclusive uma das mais fáceis que já encontrei nos últimos tempos. Se você tentava esconder as orelhas dos seus personagens, com chapéus ou cabelo pode aprender agora como criar esse tipo de topologia.

Pronto! A minha conclusão final é que o livro serve tanto para quem quer aprender modelagem com o Blender, usando abordagem direta e baseada exclusivamente em exercícios e para os outros artistas, que usam ferramentas baseadas em subdivisão, os tutoriais também se aplicam. Lembre que a técnica de modelagem é que importa apenas a posição dos botões em ferramentas que muda.

Uma última observação; muito engenhosa a maneira com que o pessoal indicou a seqüência de extrudes necessários para criar os modelos. Como a modelagem consiste na criação sucessiva de vários planos com o uso do Extrude, ao invés de fazer várias imagens em seqüência o livro apresenta apenas uma imagem, com os planos numerados na seqüência em que o usuário deve realizar os extrudes. A idéia é ótima! Economiza na criação de imagens e facilita para o usuário.

O livro é bibliografia obrigatória nos meus cursos e aulas sobre Blender 3D e modelagem 3d, independente se eu usar ou não o Blender 3D.