O que você acha de fazer mais um download de modelo 3d gratuito, dessa vez um personagem com resolução mediada, mas com proporções realistas? Sim, se você for usuário de Blender 3D, pode fazer isso hoje mesmo. Quem acompanha o Blog há algum tempo sabe que existe um estúdio chamado de Montage, que é especializado na produção de material e treinamentos para o Blender 3D, especialmente na área de modelagem. De vez em quando, estou publicando artigos sobre as modelagens que eles produzem e divulgam gratuitamente no seu web site.

Agora eles estão oferecendo uma nova área no web site, com modelos 3d gratuitos para download. O primeiro modelo é um personagem:

Para fazer o download do modelo, visite esse endereço.

Como você pode perceber pela imagem, o modelo 3d é muito bem elaborado e a topologia dele é muito bem resolvida. Ele está sem nenhum tipo de configuração para animação, mas você pode fazer uso desse modelo para estudos e até mesmo tentar fazer a configuração dos ossos nele, para tentar criar algum tipo de animação. A licença de uso dele é a Creative Commons, então você pode até fazer uso do material em outros projetos.

Se você ainda não faz idéia de como um modelo assim pode ser útil nos seus estudos, compilei uma pequena lista, com os benefícios em estudar esse modelo:

  • A topologia do modelo (organização das arestas) pode ser utilizada para que você crie seus próprios modelos 3d
  • O modelo está com o mapeamento UV pronto! Para quem não entende ainda a maneira correta de fazer as marcações para abrir o modelo, essa pode ser a oportunidade para aprender.
  • Adicione bones ao modelo, para tentar fazer animações. A parte da topologia está pronta, você só precisa fazer as ligações.

Essa é apenas a parte relacionada com estudo, como o modelo tem licença CC você ainda pode incorporar o material em qualquer tipo de animação ou aplicativo multimídia, que apresente o corpo humano.

Com o tempo o pessoal promete disponibilizar mais modelos para download gratuito.