Depois de ter publicado o primeiro artigo sobre o Rhino 3D, alguns leitores em enviaram e-mails, pedindo por mais tutoriais sobre esse assunto. O Rhino é sim, amplamente usado em faculdades e universidades com cursos de Design. Lembro que já visitei algumas, sendo que praticamente todos os trabalhos dos alunos, que criavam produtos, eram projetados usando o Rhino. Como qualquer empresa que se preze, os desenvolvedores do Rhino querem que os usuários, que tenham uma licença do software saibam como utilizar as suas ferramentas. Para isso, compilaram uma série de tutoriais oficiais e produzidos por usuários em uma Wiki.

Existe até um link para tutoriais em português sobre o Rhino!

Rhinoceros 3d

Você pode acessar a lista de tutoriais nesse link.

A quantidade de material disponível é muito boa, são mais de 20 tutoriais devidamente catalogados por área de interesse que permitem ao usuário escolher o assunto que mais o interessa.

Vamos à lista com as áreas:

  • Design de automóveis: Aqui é possível encontrar vários guias para criar modelos 3d de automóveis, usando as ferramentas NURBS do Rhino 3D. Dentre esses tutoriais, posso destacar o que envolve a modelagem de cinco carros conceito.
  • Design de produto: Essa categoria mostra o real poder do Rhino, você encontra vários projetos sobre modelagem de Lâmpadas, Garrafas, Câmeras e outros. Agora o tutorial mais legal é o que tem uma explicação sobre a teoria envolvida na modelagem de produtos.
  • Design de jóias: Uma área que não recebe muita atenção em outras ferramentas 3d, mas como um dos objetivos do Rhino é modelar produtos, o design de jóias é contemplado aqui tembém. Se você nunca tentou criar esse tipo de modelo, essa pode ser a sua oportunidade.
  • Modelagem de instrumentos musicais: A lista aqui tem apenas um tutorial, mas é interessante aprender a modelar uma guitarra elétrica.
  • Design e projeto naval: Outra área extremamente especializada, aqui você encontra tutoriais sobre arquitetura naval e modelagem de embarcações.
  • Integração do Rhino com o Google Earth: Quer usar os modelos do Rhino no Google Earth? Aqui você aprende como fazer isso.
  • Tutoriais genéricos de Rhino: No final, uma extensa lista com tutoriais genéricos sobre o Rhino. Infelizmente o último tutorial da lista, que está em português, não está mais disponível.

Lembre que o Rhino usa NURBS para modelar, portanto mesmo que você não seja usuário do Rhino, pode usar os tutoriais como referência para tentar criar os mesmos modelos em outras ferramentas, que ofereçam NURBS também. Claro que você pode encontrar um pouco de dificuldade, afinal o Rhino é especializado nesse tipo de modelagem.