Nesse final de semana finalmente terminei o projeto do ambiente que vou utilizar para o curso de Blender 3D e Indigo, que pretendo lançar ainda esse mês. Já havia mostrado uma imagem preliminar do ambiente, mas agora consegui adicionar mais objetos e detalhes decorativos, como mobiliário e alguns vasos. Esse ambiente foi inspirado em uma fotografia que vi em uma revista, achei o desenho e posicionamento da câmera interessante. Resolvi então criar o espaço novamente com algumas pequenas modificações. Veja na imagem abaixo a tela do Blender com o modelo completo:

Agora a imagem renderizada no Indigo, com uma simulação da luz do dia. O render foi feito usando o Physical Sky do Indigo, que consegue atribuir ótimo nível de realismo para a cena.

Comparando com a primeira imagem que mostrei aqui no Blog, adicionei os seguintes elementos a cena:

  • Vasos decorativos
  • Dois quadros, com imagens de Matisse, um dos meus pintores preferidos pelas composições de cor agradáveis que ele apresenta
  • Uma esquadria na janela ao fundo, e adicionei planos para simular o vidro da janela
  • O trilho e uma cortina na janela ao fundo

Ainda poderia adicionar mais objetos, como um tapete no piso ou até mesmo mais detalhes, como uma luminária no ambiente próximo a janela. Mas para os meus objetivos com o curso, esse ambiente me serve.

Se tiver um pouco mais de tempo, tento adicionar outra luminária no ambiente e fazer uma simulação da iluminação noturna. Até fiz um teste com luzes fotométricas, e o resultado foi promissor. Essa é a imagem do teste, quando fiz o render o ambiente ainda estava incompleto.

Quer copiar um modelo daquela cena? Estou disponibilizando para download o modelo do aparador, sob a licença Creative Commons. O aparador é um modelo simples, com dois vasos e dois porta-retratos na parte superior. Isolei o modelo 3d, para ficar mais fácil identificar as superfícies, o render foi feito com o Indigo:

Você pode adicionar o modelo em outras cenas, de maneira fácil usando a opção Append do Blender 3D, disponível no menu File.

Esse é o link para download do modelo. Tudo está no formado do Blender 3D, portanto se o seu software não consegue ler arquivos no formato “.blend”, você pode ter dificuldades em usar o arquivo.

Com o tempo devo disponibilizar mais modelos para download. Sobre o curso, essa semana estou começando a gravar os primeiros vídeos.