Os tutoriais sobre animação de personagens estão disponíveis as centenas por ai, mas todos eles são destinados a animação de personagens humanóides. Pelo menos a grande maioria é. Mas, e se você quiser criar outro tipo de personagem, o que você deve fazer? Um usuário de Blender chamado jaredr, publicou um tutorial muito interessante sobre como é possível configurar a asa de um pássaro para animação. Claro que antes de partir para a interface do Blender, ele faz uma análise sobre a biodinâmica de uma asa e as suas respectivas partes, isso enriquece muito o tutorial.

Para acessar o tutorial, visite esse link.

No tutorial o autor explica as técnicas e recursos necessários, para começar a criar os bones e hierarquias para simular o movimento de uma asa.

O primeiro passo é usar uma imagem de referência, de maneira muito semelhante ao que acontece com a modelagem de personagens. Sobre essa imagem, ele começa a criar toda a estrutura.

Se você nunca fez esse tipo de animação, acredite em mim quando digo que é muito interessante ter um guia como esse. Sem referência alguma você precisaria tomar várias decisões sobre posicionamento de bones e hierarquias, sem nenhum tipo de ajuda. Claro que o download do material do Big Buck Bunny já ajudaria muito, como eles tem um personagem assim, podemos conferir o procedimento que o Nathan usou para o personagem.

Bem, se você acompanhar o tutorial vai perceber que no final ele acaba com um emaranhado de bones, que simulam de maneira satisfatória o movimento da asa! O autor promete elaborar uma continuação para esse tutorial, mas com o que ele já mostrou um animador já pode começar a criar projetos com pássaros.

Aproveitando que o assunto desse artigo é animação, você gostaria de assistir 30 segundos do curta metragem que será apresentado junto com o Wall-E? Caso você não lembre, a Pixar sempre mostra um curta antes das suas animações, aparentemente esse ano um trecho da animação “vazou”. Só assista se você não quiser perder a surpresa, o link para a animação você encontra aqui.