Como usar o SketchUp e Indigo com o SkIndigo?

Sempre que menciono alguma opção de renderização externa para o SketchUp, duas opções entram em destaque, respectivamente o V-Ray e o SuPodium. Ambos são renderizadores consagrados e de qualidade comprovada, pelo menos pelos inúmeros trabalhos de artistas que usam essas ferramentas. Bem, hoje vou mostrar como agregar mais um renderizador a gama de opções que você já tem com o SketchUp, que é o Indigo Renderer. Quem acompanha o Blog, sabe que estou sempre falando sobre o Indigo. Ele é um renderizador gratuito, que se baseia, nos mesmos princípios do Maxwell Render e Fryrender.

Tudo é computado com base em física real, com comportamentos de distribuição de luz extremamente reais. Isso vai à contramão do SketchUp, que tem como objetivo criar imagens estilizadas. Se você for usuário do SketchUp, acompanhe o tutorial até final e verifique o realismo da cena exemplo, que mostro no final desse tutorial, para avaliar o nível de realismo.

Antes de começar o tutorial, veja o que será necessário:

  • Google SketchUp 6
  • Indigo 1.0.9 (Windows – Versão estável mais recente)
  • SkIndigo 1.0.9

O SketchUp precisa ser instalado, já o Indigo e o SkIndigo são arquivos compactados, que devem ser extraídos para uma determinada pasta. Primeiro extraia o conteúdo do Indigo, caso você não tenha ele instalado no seu computador.

Depois extraia o conteúdo do SkIndigo. Quando você extrair o conteúdo do SkIndigo, você vai se deparar com duas pastas e um arquivo. Veja o que é necessário fazer com cada um:

  • Arquivo “SkIndigo_1_0_9.rb”: Esse arquivo deve ser copiado no diretório de plugins do seu SketchUp.
  • Pasta SUpreviews SkIndigo: Copie a pasta para o diretório de plugins do SkethUp também.
  • Pasta SkIndigo SUpreviews: Por último, essa pasta deve ser copiada para o diretório em que você extraiu o Indigo.

Pronto! Está tudo devidamente instalado. Agora é só abrir o SketchUp, assim que você abrir o software, uma caixa de diálogo irá aparecer perguntando a localização do arquivo “ingido.exe”. Localize o arquivo para que o Plugin possa direcionar a renderização das cenas.

Alguma coisa muda no SketchUp? Sim, agora teremos novos menus para controlar a renderização com o Indigo, chamado de SkIndigo.

No menu temos três botões, que controlam respectivamente da esquerda para direita:

  • Renderizar com o Indigo
  • Render rápido e simplificado
  • Configurações do Indigo

O objetivo desse tutorial é apenas demonstrar a integração, portanto vamos pular a parte de configuração. No sketchUp o Indigo já é configurado automaticamente para trabalhar com o Physical Sky, então assim que você aciona o botão da esquerda, o render com o Indigo será lançado imediatamente.

Para exemplificar a renderização, veja esse modelo de exemplo.

Esse é o resultado do render, depois de alguns minutos.

Claro que o render precisaria de mais ajustes, mas é o suficiente para começar a usar o Indigo como ferramenta de renderização para o SketchUp.

Com o tempo, publico mais tutoriais sobre a integração das duas ferramentas, com detalhes sobre uso de materiais e outros recursos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

32 comentários sobre “Como usar o SketchUp e Indigo com o SkIndigo?”

  1. Parabéns pela publicação da matéria, agora não precisaremos exportar para outros softwares livres para renderizações mais realistas.

  2. Existe alguma maneira de retirar a logomarca que fica quando renderizamos com o Indigo?

  3. Não consegui fazer, dá uma mensagem de erro “Error Loading File SkIndigo_1_0_9.rb
    cannot convert nil into String”. O que poderia ser isso?

  4. Existem outros plug-ins free para renderizar com o SketchUp sem necessidade de converter o arquivo?

  5. Olá, boa noite!
    Estou começando agora com o SketchUp e procurei sobre RENDER e encontrei o Indigo. Segui todos os passos e não consegui nenhum resultado. Os botões “aparecem” porém não possuem o ícone (nenhum desenho que os represente) por isso demorei um pouco para achá-los (pois estão invisíveis na barra de ferramentas do SketchUp. O resultado é simplesmenete horrível. Não se parece nenhum pouco com a imagem apresentada. Como podem me ajudar?
    Grato!

  6. Descobri o SU2POV que é o plug-in que faz a conexão entre o SketchUp e o renderizador POV-Ray, com o plug-in instalado, alguns controles ficam no SketchUp. Para criar efeitos mais sofisticados, é preciso usar controles que estão no próprio POV-Ray como área light que confere sombras em degradê. Em relação ao Indigo, o POV-Ray é muito mais rápido em renderizar. Para o Indigo, consideram-se as horas. Para o POV-Ray, minutos.

  7. Eu instalei o sketchup esses dias,e gostaria de saber como eu faço para comprar ferramentas para ele.
    Eu faço curso de paisagismo e gostaria de ferramentas para jardim.
    ficarei muito grata se obter resposta,obrigada.

  8. Comigo está a ocorrer o mesmo do colega Vitor. Os ícones estão invisíveis. Quando clico o ícone Render Settings, abre-se uma janela com um dizer com as características do Internet Explorer: Este programa não pode exibir a página da Web (não me parece problema com Firewall); e mais uma janela com o código de erro:

    Erro em tempo de execução.
    Deseja depurá-lo?
    Linha: 55264348
    Erro: ‘document.getElementById(…)’ é nulo ou não é um objeto.

    Depois disso, quando fecho o SketchUp, abre-se a janela para reportar bug.
    A renderização parece funcionar bem, pois quando clico o ícone Render with Indigo, a renderização vai sendo executada, com a imagem ficando cada vez melhor. Solicito a ajuda de alguém. Muito obrigado.

  9. Allan – valeu mesmo éra o que eu estava procurando.
    vai me ajudar muito, agora vou progredir com o Sktechup.

    Obrigado…

  10. Por favor,

    estou extremamente frustrado com a instalação do skindigo no meu sketchup, qdo o SU pede o indigo.exe eu não o encontro de jeito nenhum…

    eu não entendo, já tentei de todas as maneiras, quando eu fiz o download o skindigo não aparece em nenhuma pasat o que foi pedido.

    se alguem puder me ajudar ficarei eternamente grato, pois não consegui renderizar meus trabalhos com nenhum programa (aliás não consegui nem instalar nenhum…).

    obrigado.

  11. Fiz todo o procedimento e quando abro o sketch ele me pergunta onde está o arquivo .exe , qual é esse arquivo?! é o da lupa?! por que eu seleciono o da lupinha e os ícones não aparecem… o que devo fazer?! Por favor me ajudem!! e desculpem a ignorância!!

    Obrigada.

  12. Oi ..segui os procedimentos para a instalacao, porém quado abri o sktchup e achei o arquivo indigo.exe ele abriu a a barra SKIindigo mas os tres botões nao aparecem. O que fazer?

  13. Allan,

    Está errado, a pasta SUpreviews é que vai no diretório do Indigo, e a SkIndigo nos plugins do SketchUp. Pelo menos é o que está escrito no arquivo que vem junto com o SkIndigo.

    Abraços!

  14. com reslvo esse problema “Error Loading File SkIndigo_1_0_9.rb
    cannot convert nil into String”

  15. Oi Allan!
    Será que você ou alguém que acompanha esta página pode me ajudar?
    Sou usuário do sketchUP e estava procurando um programa para renderização. Encontrei a sua página, que por sinal é muito boa, parabéns!
    Bom, tenho 2 dúvida!
    1a. Onde fica o tal diretório do indigo para copiar a pasta SUpreviews?
    2a. Onde está o arquivo .exe ?
    Vou deixar meu e-mail! Caso alguém possa me ajudar alanccordeiro@hotmail.com
    Obrigado!

  16. Tentei baixar o Skindigo 1.0.9 pelo link fornecido aqui no tutorial, mas o arquivo vem corrompido, e não achei nenhum outro lugar para pegar o programa. Alguém mais está tendo esse problema? Estou usando Windows Xp64.

  17. bom dia tudo bem , bom eu trabalho com o sketchup e uso o su podium para fazer renders fica muito bom mesmo mais vendo os comentarios de Allan Brito fiquei muito feliz com o render indigo. bom mais eu estou com um problema , não consigo salvar o render , será que alguem pode me dar alguma ajuda neste sentido eu fico muito grato,desde já um abraço .

  18. Ja tenho tudo instalado mas nao tenho a certeza de como fazer a renderizaçao. No video tambem é um pouco confuso de perceber o que preciso fazer depois de escolher o material no skindigo que pretendo utilizar. O que devo fazer a seguir exactamente? Obrigado

  19. Olá. Francine e Yuri, posso ajudá-los.
    Movam a pasta do Indigo (indigo_v1.0.9_3) para o directório C:/.
    Depois, ao abrir o Sketchup, quando vos for pedido o ficheiro .exe abram o que está dentro dessa pasta.
    Espero ter sido útil, cumprimentos…

  20. Olá, o meu estava aparencendo uma mensagem de erro bem estranha quando eu mandava renderizar.
    Então desinstalei o sketchup. Instalei e repeti todos os procedimentos vendo aquele arquivo em bloco de notas que vem junto do arquivo zipado do SkIndigo.
    Pronto! Deu tudo certinho…..

  21. Pessoal, gostaria de saber como fazer para salvar a foto do console de renderização do skindigo. A renderização vai ficando pronta e eu não sei como salvar a foto. alguém me ajude, por favor.
    Obs.: no momento eu dou um (print screen).
    Depois, preciso de um tutorial em PDF ou outro sobre configuração de materiais no skindigo, free ou pago… gente, dá uma força ai, vai!

  22. Ok! aprendi que o skindigo salva as imagens em uma pasta. Agora gostaria de saber como fazer o vidro ficar tranparente para entrada de luz nas janelas.

  23. Olá, consegui passar por esse processo de integração do sketchup com o indigo. Porém qdo eu clico no icone de renderizar na barra de ferramentas do Sketchup o Indigo abre com essa mensagem “Error: SceneLoaderExcep: Found unexpected element ‘sun_layer’. (In element ‘skylight’, around line 45, column 9)”
    O que ela significa?
    É no indigo mesmo que acontece o processo da renderização? Ou era para acontecer no Sketchup?
    Estou começando a procurar sobre esses assuntos então não entendo de nada sobre o assunto. Obrigada pelo auxilio!

  24. alan sou usuario do sketchup, mais nao consigo renderizar os projetos, gostaria de saber se voce pode me explicar como devo fazer e qual o programa certo para fazer a renderizaçao, quero um programa gratuito, vc pode me indicar algum, eu abri i no seu site o indigo, mais nao sei como e nem qual baixar, vc pode me explicar qual eu devo baixar

  25. comecei agora a trabalhar com o indigo…
    como faço para retirar o logo indigo que fica na imagem renderizada????

  26. Utilizo o indigo na versão para mac (free), mas não consigo mexer no editor de materiais, nem em mais nada, somente consigo exportar a imagem do jeito que está e renderizá-la. Será que isso é um bug da versão pra mac ou ocorreu algo errado durante a instalação? Outra dúvida… como faço para renderizar uma imagem noturna e colocar luzes nas mesmas? Agradeço desde já.

  27. Ola Alan. gostaria de saber se vc poderia me dar uma ajuda?

    Estou começando a usas o sketchup e junto com ele estou tentando aprender outros softwares de render tb, Eu fiz o dowload e instalei o indigo,yafaray,luxorender,modo,c4d,kerkythea,fryrender,maxwell render, e outros 2 . menos o vray e o max. Todos eles funcionam com plugins para o sketchup porem , os menus aparecem quando eu abro o Sket mas nenhum deles funciona. eu consigo exportar e renderizar mas n consigo editar o material ou a qualidade de render ou a camera. Dai tentei de todas as formas , baixei o sket 6 o 7 e o 8 instalei um programa por vez e nada. por que sera?

  28. estou com um erro no sketchup, será q vc poderia me ajudar com esse erro, pois não consigo realizar a correção:
    Error: Error while reading network settings: CreateFile failed for path ‘C:\Users\Debora\Documents\Nova pasta\Indigo Renderer\indigo renderer\default_settings.xml’: O sistema não pode encontrar o arquivo especificado. (error code=2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *