Diamond UV: Ferramenta para facilitar mapeamento UV no Maya

Estou começando novamente há pesquisar um pouco mais sobre o Maya, isso devido a alguns projetos que podem aparecer na área educacional. Com isso, tenho pesquisado cada vez mais material sobre o software, para me atualizar em relação às ferramentas que precisarei usar para o projeto. Depois eu comento mais sobre esse projeto, hoje vou falar sobre um plugin para o Maya, ainda em fase beta chamado de Diamond UV, que tem como objetivo facilitar a vida de quem precisa trabalhar com texturas UV.

Ele é bom? Bem, os vídeos que foram divulgados nos fóruns da CG Society, devem deixar qualquer pessoa que trabalha com design ou modelagem de personagens boquiabertos! Visite o link e faça o download dos vídeos, são oito vídeos no total, que mostram todas as ferramentas para auxiliar no mapeamento.

Os vídeos abordam opções específicas do plugin, sendo que um dos destaques é a transferência de coordenadas UV.

Mesmo que você não tenha interesse em todas as ferramentas, assista ao primeiro vídeo para ter uma boa idéia de como funciona a ferramenta. Devo confessar que depois de assistir ao vídeo, o processo de mapeamento UV parece muito mais simples de executar. Para quem gosta de ferramentas do tipo “Wizard”, o plugin é perfeito.

Uma das partes que mais me impressionou, foi a edição da malha aberta. Sempre que fazemos esse tipo de edição em modelos 3d, algumas partes do modelo acabam ficando sobrepostas, demandando muito trabalho manual de edição para a malha.

No plugin existem opções para ajustar e consertar a malha aberta, sem a necessidade de fazer tanta edição manual, o que agiliza em muito o processo de configuração dos personagens. No final do primeiro vídeo, o autor mostra com exatidão a malha dos dedos do personagem, que ao serem abertas resultaram em planos e vértices sobrepostos. Com o uso do plugin, ele organizou a malha com alguns cliques de mouse.

Mesmo que seja por curiosidade, recomendo que você faça o download dos vídeos, para conferir essa ótima opção para mapeamento UV. O plugin não é gratuito e os usuários do Maya que quiserem aproveitar as suas facilidades precisam adquirir uma licença. A versão beta do Diamond UV não é pública, portanto não é possível testar as suas ferramentas de maneira gratuita.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Diamond UV: Ferramenta para facilitar mapeamento UV no Maya”

  1. É um plugin muito bom, facilita muito o processo.
    O único problema é ser prioritário. Mas quem já usa o Maya que também é, isso não é nada.

    Obrigado por Indicar esse ótimo Plugin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *