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Diamond UV: Ferramenta para facilitar mapeamento UV no Maya

Estou começando novamente há pesquisar um pouco mais sobre o Maya, isso devido a alguns projetos que podem aparecer na área educacional. Com isso, tenho pesquisado cada vez mais material sobre o software, para me atualizar em relação às ferramentas que precisarei usar para o projeto. Depois eu comento mais sobre esse projeto, hoje vou falar sobre um plugin para o Maya, ainda em fase beta chamado de Diamond UV, que tem como objetivo facilitar a vida de quem precisa trabalhar com texturas UV.

Ele é bom? Bem, os vídeos que foram divulgados nos fóruns da CG Society, devem deixar qualquer pessoa que trabalha com design ou modelagem de personagens boquiabertos! Visite o link e faça o download dos vídeos, são oito vídeos no total, que mostram todas as ferramentas para auxiliar no mapeamento.

Os vídeos abordam opções específicas do plugin, sendo que um dos destaques é a transferência de coordenadas UV.

Mesmo que você não tenha interesse em todas as ferramentas, assista ao primeiro vídeo para ter uma boa idéia de como funciona a ferramenta. Devo confessar que depois de assistir ao vídeo, o processo de mapeamento UV parece muito mais simples de executar. Para quem gosta de ferramentas do tipo “Wizard”, o plugin é perfeito.

Uma das partes que mais me impressionou, foi a edição da malha aberta. Sempre que fazemos esse tipo de edição em modelos 3d, algumas partes do modelo acabam ficando sobrepostas, demandando muito trabalho manual de edição para a malha.

No plugin existem opções para ajustar e consertar a malha aberta, sem a necessidade de fazer tanta edição manual, o que agiliza em muito o processo de configuração dos personagens. No final do primeiro vídeo, o autor mostra com exatidão a malha dos dedos do personagem, que ao serem abertas resultaram em planos e vértices sobrepostos. Com o uso do plugin, ele organizou a malha com alguns cliques de mouse.

Mesmo que seja por curiosidade, recomendo que você faça o download dos vídeos, para conferir essa ótima opção para mapeamento UV. O plugin não é gratuito e os usuários do Maya que quiserem aproveitar as suas facilidades precisam adquirir uma licença. A versão beta do Diamond UV não é pública, portanto não é possível testar as suas ferramentas de maneira gratuita.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Renan Felipe 19/07/2011 em 9:29 am

    É um plugin muito bom, facilita muito o processo.
    O único problema é ser prioritário. Mas quem já usa o Maya que também é, isso não é nada.

    Obrigado por Indicar esse ótimo Plugin.

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