Que a Game Engine do Blender 3D é um grande diferencial para o software, isso é inegável. Mas ela não era perfeita, ao menos na parte gráfica uma coisa sempre fez muita falta, as sombras em tempo real. Todas as vezes que eu precisei fazer uma demonstração do Blender, com a Game Engine sendo o foco de tudo, os usuários interessados no desenvolvimento de jogos me questionavam sobre as sombras. Mas, agora isso não será mais problema! Graças a equipe que está trabalhando no projeto Apricot, o Blender já conta com um sistema de sombras em tempo real!

Sim, e os resultados são muito animadores! Veja esse vídeo publicado no blog do projeto para ter uma idéia do que podemos esperar:

Apesar de ainda ser experimental, as sombras geradas pela Game Engine estão ótimas! Por enquanto, esse código só funciona com o uso de lâmpadas do tipo Spot.

Infelizmente o projeto Apricot está recebendo menos atenção da mídia e de alguns usuários do Blender, acho que eles estão muito focados nos recursos e na empolgação que o Open Movie gera. Mas, acreditem em mim quando falo que as novidades desenvolvidas pela equipe do projeto Apricot, podem ter impacto maior ainda sobre a maneira como você usa o Blender no seu cotidiano.

O motivo é simples, boa parte das ferramentas desenvolvidas para o projeto envolve recursos para posicionamento de objetos em cenários virtuais e para a modelagem direcionada a jogos. No Big Buck Bunny, o Blender deu um salto de qualidade em ferramentas relacionadas com animação, que são ótimas para quem trabalha com animação.

Os usuários que estão começando a trabalhar com ferramentas 3d, dificilmente partem direto para animação e primeiro se envolvem com modelagem. Por isso acredito que as novas opções de modelagem, snap e controles desenvolvidos no projeto Apricot, podem realmente melhorar a “usabilidade” do Blender!

Outro recurso que está ganhando vida com o Apricot, no último ano o Blender quase ganhou um módulo de visualização de shaders GLSL, no projeto SoC 2007. Infelizmente o projeto não foi concluído. Mas, a equipe do projeto Apricot já está trabalhando em uma atualização, veja esse vídeo para ter uma idéia do que será possível fazer:

Caso você não tenha entendido, com o GLSL shader é possível visualizar várias características dos objetos, como texturas e sombras diretamente na 3D View.

Para testar algumas dessas ferramentas, ainda em fase experimental, visite o Graphicall.org e procure pelas compilações marcadas como “Apricot”.