Veja como é importante conhecer e visitar tutoriais de outras ferramentas 3d, mesmo que você não utilize essa ferramenta. No último final de semana, eu estava visitando os fóruns da Newtek que é a desenvolvedora do LightWave, quando encontrei um link para a Wiki do LightWave, em que eles comentam as ferramentas de subdivisão. O interessante sobre essa documentação é a parte em que eles explicam como funcionam as ferramentas de subdivisão e suavização de modelos 3d, que está presente em praticamente todas as ferramentas 3d! Por exemplo, você sabe como funciona o método de suavização Catmull Clark? Esse método está presente no LightWave e no Blender 3D também!

No início do tutorial, que pode ser acessado nesse link, eles explicam a matemática envolvida na subdivisão dos modelos 3d. Se você tem interesse em se aprofundar nas teorias envolvidas na modelagem 3d, esse é um ótimo começo. Para mim, esse tipo de texto é mais que importante, posso usar isso para fundamentar as minhas aulas de modelagem, com uma explicação teórica sobre o funcionamento das ferramentas. Sem isso, seria apenas uma orientação sobre a seqüência de botões que você precisa pressionar no software. O ideal mesmo é explicar o conceito, para que você possa aproveitar o conteúdo em vários softwares.

Além da subdivisão básica, o texto aborda e explica vários termos técnicos usados com freqüência na modelagem, como:

  • Ngons: Faces de um modelo 3d com mais de 4 lados ou vértices.
  • Edge Loop: Seqüência de arestas e um modelo 3d, que delimitam a forma de um modelo 3d.
  • Poly Flow: Áreas de um modelo 3d que são ligadas por Grids e que podem receber detalhamento específico. Por exemplo, a parte frontal da cabeça.
  • Grid Mesh: Nada mais que uma Grid (Plano subdividido).

Essa é apenas uma pequena parte do que o tutorial tem a oferecer. No total a Wiki tem oito páginas dedicadas à modelagem por subdivisão, mostrando vários exemplos. Veja a totalidade das páginas nesse link.

O mais interessante de tudo, os textos da Wiki são de autoria dos artistas que usam o LightWave e não da Newtek. Portanto, os textos são de autoria de pessoas envolvidas com o processo de modelagem! Se você está estudando, ou quer saber mais sobre modelagem por subdivisão, para qualquer fim, recomendo a leitura!