Tutorial ArchiCAD 12: Desenhando e modelando escadas

Um artigo publicado aqui no Blog essa semana, sobre um tipo especial de modelagem, que usa uma tecnologia inteligente para atribuir propriedades únicas, para objetos como paredes, janelas e lajes. A aplicação desse tipo de modelagem é mais relacionada com desenho técnico. Para exemplificar melhor o funcionamento desse tipo de modelagem, selecionei um vídeo sobre desenho e modelagem de escadas em uma ferramenta, que faz uso desse tipo de modelagem chamada BIM. O software em questão é o ArchiCAD 12, que é especializado no desenho técnico para arquitetura.

Esse é o vídeo:

Repare como a criação de um objeto tão complexo como escadas, pode ser simplificada com o uso desse tipo de modelagem. No ArchiCAD esse tipo de ferramenta é uma facilidade tremenda para quem precisa desenhar projetos.

No vídeo é possível perceber que podemos escolher vários tipos de escada, que podem ser criados automaticamente. Junto com o tipo, existem várias opções para configurar as dimensões e detalhes, como a largura e disposição do corrimão.

Esse é um ótimo exemplo, do que ferramentas que usem BIM podem fazer. Podemos usar esse tipo de vídeo, como exemplo de modelagem paramétrica também. Você cria os objetos com base em parâmetros do objeto escolhido.

Ainda lembro que nas minhas aulas de desenho técnico, quando ensinava desenho com AutoCAD, o desenho de escadas era temido pelos alunos. Se você já desenhou esse tipo de objeto com o AutoCAD, sabe bem o que estou falando. Para desenhar esse tipo de objeto, era necessária uma seqüência bem trabalhosa de comandos como TRIM, EXTEND e OFFSET.

E para modelar escadas em 3D? Nesse caso a coisa piora, se o usuário não conhecer ferramentas que possam otimizar o seu trabalho, então ele estará com grandes problemas. Sempre que passava esse tipo de modelo como exercício, os alunos acabavam tentando criar o primeiro degrau e depois fazer cópias simples dos outros. Quando as dimensões o espelho e piso dos degraus estavam errados, era necessário fazer tudo novamente.

São inúmeras as ferramentas que facilitam a modelagem de escadas em 3d, como o Array. Ele está presente em quase todas as ferramentas 3d. O importante é trabalhar com instâncias e não com cópias.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Tutorial ArchiCAD 12: Desenhando e modelando escadas”

  1. Oi Allan,
    há um tempo tu postou sobre alguns vídeotutorias que estava hospedados no VEOH.
    Não sei se tu viu, mas o veoh está bloqueando o acesso a alguns países, entre eles o Brasil.
    Tens alguma alternativa?
    Pois há muito conteúdo hospedado apenas lá, e é uma pena perde-lo por causa disso.
    Desuclpa postar aqui, em outro tópico.

  2. Tens algum video sobre coberturas (telhados)que possa mandar? Estou aprendendo archicad11 ok. Obrigado

  3. No “archicad 11” com devo desenhar as plantas/redes técnicas: rede de águas, esgotos, electricidade, etc?
    Ajude-me pois eu estou fazendo isso no Corel para cada caso.
    Obrigado pela ajuda que sei há-de chegar.
    Vivo em Angola…

  4. eu não entendi nada dessa esplicação por favor simplifique mais…
    obrigado!

  5. Oiii ,não consigo visualizar o vídeo,acho que está com algum problema…Tentei pelo Notebook e pelo celular e nada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *