Uma coisa que eu não me canso de assistir, são os tutoriais sobre o Houdini, principalmente os que abordam o uso e criação das suas já famosas ferramentas, para simular fluidos e partículas. Como esse é um tipo de animação, das mais difíceis de executar, qualquer ferramenta que ofereça recursos para facilitar o processo já se torna um sucesso imediato, e o pessoal da SideFX investe pesado na divulgação desse tipo de ferramenta. Essa semana eles publicaram um vídeo, com uma apresentação sobre as novas ferramentas de partículas, fluidos e efeitos do Houdini 9.5.

O vídeo pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço, diretamente do web site da SideFX.

O que podemos aprender com a apresentação? Bem, se você é curioso como eu, deve ter feito o download gratuito do Houdini 9.5 Beta. Eu estou fazendo vários testes nele e o vídeo mostrou como usar, ou pelo menos, a localização de algumas ferramentas.

A primeira simulação que aparece no tutorial é de fluidos. Essa simulação me fez lembrar um dos melhores efeitos de água, que já vi em animação, no longa metragem Surf`s Up (Tá Dando Onda).

Na animação o autor apresenta um pequeno bloco de água, que faz uma colisão com algo semelhante a uma pedra. Para simular de maneira realista o impacto, é necessário trabalhar com várias camadas de animação, com as partículas do spray de água resultante do impacto e do fluido que continua se movendo. No vídeo é possível perceber de maneira bem claro, como é complexo simular esse tipo de efeito.

Depois, o tutorial mostra mais ferramentas de simulação para fluidos, em que é possível até mesmo criar ondas e deformações em objetos que simulem fluidos. Por exemplo, o autor do vídeo adiciona um objeto chamado “Waveform”, que deforma a simulação dos fluidos e tem até direção de movimento!

Por último, ele aborda a criação de fogo com partículas. O nível de realismo do movimento das chamas é impressionante e tudo regulado de maneira fácil. As chamas emitem fumaça e o artista tem total controle sobre a cor das chamas também.

O vídeo não tem perfil educacional, seria algo mais próximo de uma demonstração. Mesmo assim vale pela experiência de conhecer mais uma ferramenta, e o potencial que ela tem na área de efeitos e animação.