Luxrender 0.5: Nova versão do renderizador open source

Essa semana uma nova versão do Luxrender foi lançada, e um grande salto foi dado no desenvolvimento dessa ferramenta. Já falei aqui sobre o Luxrender, logo que o projeto foi lançado de lá para cá muita coisa mudou. A última versão é a 0.5, que é um salto considerável em relação a recursos e avanços no desenvolvimento. Para quem não lembra, o Luxrender tem os mesmos princípios de renderização do Indigo e Maxwell Render, ou seja, é com base em princípios reais de comportamento da luz. O que resulta em imagens bem realistas.

Como fazia tempo que não usava nem testava o Luxrender, resolvi fazer o download do renderizador que também tem scripts para se integrar com o Maya e Softimage XSI, mas claro que o meu teste foi com o Blender 3D.

Primeiro, faça o download do Luxrender e do script para usar o Blender, nesse link. O Luxrender deve ser instalado e o Script é um arquivo em Python, que deve ser copiado para a pasta de Scripts do Blender (…\Blender\.blender\scripts).

Depois de instalar tudo, você vai encontrar uma opção para exportar cenas para o Luxrender. Como maneira de testar o renderizador, acabei criando uma cena simples, com uma luz do tipo Sun apontando para dentro de um ambiente, o objetivo seria simular um ambiente interno.

Adicionei dois objetos na cena, apenas para o espaço não ficar vazio. Com a cena pronta, agora precisamos apenas acionar o menu File -> Export -> Luxrender 0.5

Se for a primeira vez que você executa o Script, uma mensagem solicitando que você aponte o local em que o Luxrender foi instalado vai aparecer. É só localizar o diretório para que o Script funcione.

Agora vem a parte da configuração, como eu queria apenas fazer um teste com o Luxrender configurei o painel de materiais, ambiente e render.

Veja as configurações para cada painel.

Material

Nesse painel, você pode escolher os materiais configurados no Blender e depois selecionar entre vários tipos de configurações para os materiais.

Na cena eu usei apenas os tipos Matte, Plastic, Light e Portal. O Matte foi aplicado no ambiente como um todo, menos no plano localizado na parte posterior da câmera, em que apliquei um material do tipo Portal.

A esfera da esquerda ficou um Plastic e a da direita com Light.

Cam/Env

Aqui podemos escolher aspectos relacionados com a câmera e o ambiente, nesse caso selecione a opção “sunsky” no Environment. Caso você queira mais qualidade, recomendo aumentar o número se samples também.

Render

No próximo menu, escolha a opção “exphotonmap” e aumente o número de samples. Nos meus testes essa opção foi a melhor para ambientes internos.

Output/System

Nos dois últimos menus, você pode escolher o tamanho da imagem renderizada e no último o número de núcleos usados na renderização.

Resultado

Depois de “alguns minutos” renderizado, aqui está o resultado final.

Pronto! Agora você já sabe usar o Luxrender e pode fazer os seus próprios testes!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 comentários sobre “Luxrender 0.5: Nova versão do renderizador open source”

  1. Muito bom, só que, na minha máquina, levou 12 horas (!!!) pra renderizar uma cena (interna) que levo 20min. Claro, que com muito mais qualidade.

  2. Allan
    Muito boas as dicas e muito instrutivo também o artigo/tutorial!!
    Baixei e instalei o Luxrender sem problemas.

    Agradeço a você pela excelente qualidade de informação sempre disponível em seu Blog.

    Grande abraço

  3. Oi! Instalei o LuxBlender e uma mensagem de Erro aparece. É possivel instala-lo em outra partição?

  4. as configuraçoes dos materiais no blender fican invalidos depois de exportado para o luxrender ?? tem que obrigatoriamente aplicar novamente os materiais do luxrender ?? e perdida toda a configuraçao de transparencia e reflexos feito no blender!!

  5. Instalei o Luxrender e copiei o arquivo para a pasta de scripts, mas a opção não aparece no menu exportar….

  6. Obrigado pela atenção, mas acabei de resolver o problema sobre a opção não aparecer no menu exportar, aproveito esse espaço para pedir informações sobre o curso, quando será o início, obrigado.

  7. Nossa cara eu tambem instalei o script, inclusive um script para o Indigo Renderer tambem. Mas tambem não apareceu no menu Export… =[. Como eu resolvo isso? Adelson Borges, como voce resolveu?

    Vlw, mt bom o blog. to aprendendo mto!

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