Mais uma produção totalmente realizada no Blender 3D foi lançada recentemente, agora com um foco um pouco diferente do projeto Hangar No. 5, a animação chamada Lighthouse, foi desenvolvida como um projeto 100% realizado em computação gráfica. Assim como as outras animações produzidas no Blender, o Lighthouse mostra todo o potencial do Blender 3D e a facilidade com que novas ferramentas podem ser personalizadas para facilitar a criação de objetos específicos. Por exemplo, para essa animação foi elaborada uma textura para ajudar na representação da superfície do mar. Até já mostrei aqui no Blog, como usar essa textura.

Mas vamos à animação, caso você queira assistir a animação, pode visitar esse link. Para não deixar os mais curiosos decepcionados, o estúdio responsável pela produção disponibilizou um making of também.

Para assistir ao Making of, visite esse link e faça o download do arquivo MOV. Mas, assista antes a animação para não perder a graça.

A história é bem simples, no total a animação é composta por aproximadamente 3 minutos. Tudo gira em torno de um farol e da pessoa encarregada de tomar conta dele, em uma determinada parte da animação ele se encontra em sérios apuros e não sabe como resolver o problema.

Bem, não vou contar o resto da história, assista para saber o final.

Agora, essa animação apesar de ser curta, mostra todo o potencial do Blender para a composição e efeitos, os cenários apresentados pelo estúdio PROMOTION são todos sombrios e apresentam plano de fundo cheio de movimento de água e profundidade.

No making of é possível perceber bem a dificuldade na composição, todos os cenários são compostos por várias camadas. Por exemplo, na cena final em que uma pequena multidão está caminhando sobre a vegetação, os elementos são renderizados em separado, para depois serem colocadas na ordem correta na pós-produção.

Além da composição, podemos conferir também vários detalhes da animação dos personagens, como os controles e deformações da malha.

Sobre as ferramentas desenvolvidas para essa animação, provavelmente veremos novas opções no Blender 2.47, que deve ser lançado em meados de agosto.